Resgate e Transporte Aeromedico
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Resgate e Transporte Aeromedico
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Atac facebook COTEM SETEMBRO 2012
 

 

 

Resgate e transporte aeromedico

 

 

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Curso de Resgate e Transporte Aeromédico - CRTA.
Edital Oficial
Data Referência do Módulo Presencial Principal:
23 a 28 de Abril 2019
160 horas (Em regime de internato)
CÓDIGO DE REGISTRO NO DGP DO EXÉRCITO: OPB01
CONFORME Art. 4o ANEXO VI - PORTARIA Nº 092- DGP DE 11 DE SETEMBRO DE 2012
PUBLICADA NO BI EB Nr. 14 de 07 DE Abril 2017

resgate e transporte aeromédico

"Salvar e Voar"

 


Para fazer sua inscrição:

Primeiro Leia com atenção este edital.

Havendo ainda dúvidas clique no link PERGUNTAS FREQUENTES

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato via +55 31-997288632 (também Whatsapp)

Após ler e entender este edital envie um email para:
atactreinamentos@hotmail.com

Forneça seus dados:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
RG e orgão emissor:
CPF:
Endereço completo:
CEP:
Telefone FIXO (obrigatório):
Telefone Celular (opcional):

Solicitando a inscrição ou instruções para outras formas de pagamento ou ligue diretamente para o numero: 31 - 9728- 8632. (tambem Whatsapp)

Obs: O Deposito do valor designado, deve ocorrer em até 03 dias úteis após a solicitação de inscrição, depois deste período deverá ser feito novo contato para confirmação de que a vaga ainda esteja disponível.

ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências
Divisão Aérea
Diretoria Operacional
Coordenação de Ensino e Pedagogia
Edital oficial para a
VIa Turma do Curso Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico - CCRTA
(Período Presencial Principal: de 23 a 28 de Abril 2019)
Carga horária: 160 horas

As cláusulas deste Edital tem força de contrato após efetuado o pagamento ou parte dele por qualquer que seja o metodo de pagamento usado ( cartão, depósito, transferencia, etc).

Ao efetuar o pagamento da primeira parcela ou do valor integral, seja qual for o meio de pagamento, o aluno declara estar ciente e em pleno acordo com os termos deste edital, passando reconhece-lo como contrato entre o aluno e a escola ATAC Treinamentos.

O aluno tem 07 dias corridos, para desistir da inscrição, a partir da data de efetivação do pagamento, seja integral ou da primeira parcela, no caso de parcelamento.

Informamos que caso não se complete o número mínimo de alunos, inscritos para o módulo presencial de internato do curso, até o prazo final de inscrição geral da turma, a data poderá sofrer alterações.

Informamos, ainda que havendo alteração da data do módulo presencial, por falta de número mínimo de inscritos, o aluno será automaticamente transferido para a próxima data, podendo optar para duas outras datas posteriores, caso não possa vir na primeira.

A ATAC Treinamento não se responsabiliza por despesas do aluno em virtude de alteração de datas, seja com passagens, reservas de hotel ou outras relacionadas a sua preparação e deslocamento para o curso.

(Período Presencial Alternativo: de 09 a 14 de Julho 2019)

BAIXAR EDITAL EM PDF

A Coordenação Pedagógica da ATAC Treinamentos, no uso das atribuições, que lhe confere o estatuto administrativo da ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências, faz pública a abertura de inscrições e define as normas para admissão, realização e aprovação no Curso de Resgate e Transporte Aeromédico (CRTA), observadas as legislações pertinentes ao assunto, assim como as normas contidas neste edital e em seus anexos.
Curso de Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico.

Especificações, Regulamento e Informações Gerais do Curso:

1 Generalidades

1.1 Objetivo:
O curso livre tem por objetivo prover os profissionais de Atendimento Pré Hospitalar interessados na capacitação, treinamento e certificações, necessárias ao cumprimento dos requisitos do Ministério da Saúde para o exercício da atividade profissional em ambulâncias tipo E. (portaria 2048 GM 2002 e atualizações desta portaria até a data de emissão deste edital (02/11/2014), bem como apresentar as regulações e normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e demais procedimentos de segurança previstos para a atividade.

1.2 Número de vagas:
30 vagas disponíveis no dia de lançamento deste edital

NOTA: É Necessário preenchimento do número mínimo de 25 vagas.

1.3 Público Alvo:
Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pilotos de aeronaves de asa fixa ou rotativa, policiais federais, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, militares das Forças Armadas, membros de equipes operativas de atendimento do SAMU 192 e Defesa Civil. (Profissionais especificados pela portaria 2048 GM) e Bombeiros Civis nos termos da Lei Federal Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009, em especial seu artigo 9o. e da Lei Municipal de Belo Horizonte MG.Nº 10.389, de 12 de janeiro de 2012 (Acadêmicos podem particiapr)

1.4 Cidade:
Sede oficial do curso: Belo Horizonte – MG.
Os Aeroportos comerciais mais próximos: Pampulha e Confins:

O translado entre o aeroporto e o local de hospedagem ou até o local das aulas é de responsabilidade do aluno. Sugerimos como padrão uso do Onibus Conexão Aeroporto, descendo na Avenida Alvares Cabral no centro da cidade.

1.5 Carga horária:
Total 160 horas (novo)
100 horas presenciais 
30 horas em ensino a distância (EAD1)
30 horas de trabalho de conclusão de curso.(EAD2)

1.6 Período de Matrícula: 
De 10 de Novembro de 2018 a 31 de Março de 2019 (apenas enquanto houver vagas disponíveis).

1.7 INVESTIMENTO:
O Valor Total do investimento por aluno nesse curso, para os três módulos é de R$3350,00 (três mil Trezentos e Cinquenta Reais) - Valor cheio sem desconto (consulte sobre promoções e descontos diretamente com o serviço de atendimento ao aluno)
Os alunos que fizerem inscrição até 01 de Janeiro de 2019, receberão desconto de R$100,00 na taxa de matricula, ficando um total a pagar de R$3250,00 (tres mil duzentos e cinquenta Reais)

Composição do valor do investimento:
Matricula: ------------ R$ 150,00
Módulo 1 - EAD1: R$1100,00
Módulo 2 - EAD2 TCC: R$1000,00
Módulo 2 - Presencial: R$1100,00

Valores promocionais e descontos, não são cumulativos.

DESCONTO ESPECIAL (Bolsa Parcial):
Em razão de convênio de fomentação, celebrado com a World Adventure Society (WAS) os filiados a entidade, recebem uma bolsa parcial equivalente a R$900,00 Novecentos Reais para inscrições feitas até 20 de Dezembro de 2018
(Hum Mil Reais) ficando o valor final da inscrição em R$2450,00.

A partir de 21 de Dezembro, o desconto será reduzido e o aluno deverá consutar com a administração do curso, qual o valor do desconto vigente no momento de sua inscrição, sendo que o valor mínimo de desconto/ bolsa, para os associados da WAS é de R$500,00.

Para se filiar a WAS, basta o aluno acessar o site oficial da instituição e seguir as orientações do passo a passo: http://worldadventuresociety.org/associar-was.html 
Contato: 55 31 9971-2869 (Whatsapp). (Ao fazer o contato, o interessado deverá explicar, que está se inscrevendo, em razão do convênio WAS / ATAC para obtenção da Bolsa/ desconto no curso, e para obter o valor especial de filiação.

O candidato a bolsa, deverá indicar essa condição junto a WAS, de forma a obter o desconto previsto junto a entidade, para filiação (Esse desconto é concedido pela própria WAS e pode variar conforme decisão da entidade)

(Para pagamentos de Módulo Presencial em separado, é de R$2300,00 ( dois mil e trezentos Reais), é obrigatório ter concluído os módulos EAD, antes de participar do módulo presencial)
Os valores apresentados para cada módulo, são apenas para referência de cálculos, só pode ser fornecido em separado, para quem tiver por alguma razão, repetindo o mesmo (por ter sido reprovado ou desistido do anterior)

Nos casos de Desistencias dos Alunos, após inciado o EAD, somente existirá restituição da parte referente ao valor do módululo Prsencial.

Os alunos que concluirem os módulos de EAD, receberão certificado apenas dos módulos conclídos com aproveitamento, porem não farão juz ao título, nem ao brevê de Tripulante Aeromédico.

A Taxa de Matrícula inside apenas para o módualo EAD1, o aluno só póde participar do módulo presencial, após concluir os módulos EAD 1 e EAD 2.

Obs:
O pagamento a vista ou a primeira parcela deverão ser pagos via transferência eletrônica, Doc ou depósito direto em conta corrente creditados a favor de:


ATAC Treinamentos (CNPJ 14.515.053/0001.50)
Banco: Caixa Econômica Federal
AGÊNCIA: 0086
OPERAÇÃO: 003
CONTA CORRENTE: 2343-8

Dados para alunos de outros paises:

CODIGO SWIFT PARA DEPOSITOS E TRANSFERENCIA INTERNACIONAL: brasbrrjbhe
IBAN: 00116268000037315X

Não existe Reserva de Vaga, a vaga do aluno só estará garantida, após o efetivo pagamento da inscrição.

Pagamentos no cartão de crédito, a partir de 10 de abril de 2018, precisam de entrada mínima em dinheiro, no valor de R$600,00

** Somente o pagamento integral da primeira parcela garante a reserva e inscrição do aluno.
Depósitos em cheques só serão considerados válidos, após a compensação integral dos mesmos, pelo sistema bancário brasileiro.

Nota: Para fins de referência contábil e jurídica, da data de pagamento, é considerado o dia de efetiva compensação do crédito em conta, a favor da ATAC Treinamentos. Recibos de Caixas Rápidos, autoatendimento e via internet, só serão considerados válidos após a efetiva confirmação do crédito em conta.

Para embarque no transporte oficial da ATAC, para o curso, bem como acessar o local das aulas presenciais o aluno deverá apresentar o comprovante de quitação do pagamento de sua inscrição.

1.7.1 No valor do investimento, estão incluídos:

Inscrição em todos os módulos do curso.

Translado de ida e volta, entre o centro da cidade e o Centro de Treinamentos da ATAC.

Hospedagem e alimentação (alojamento coletivo Masculino e Femino e alimentação em regime de acampamento), no centro de treinamentos ATAC, no período entre a noite de 24 até a tarde de 28 de Abril 2019 (entre a tarde do segundo dia, até a tarde do ultimo dia de curso.

(Alunos que perderem o transporte oferecido pela ATAC, terão de providenciar transporte por conta própria), todos os translados oficiais, realizados em razão das atividades práticas externas, durante o curso.

Todos os recursos didáticos a serem usados para o curso, inclusive aeronave de asa rotativa (helicóptero), para treinamento prático (com voo real).

NOTA: O tipo de aeronave pode variar de acordo com a disponibilidade da ATAC Treinamentos e o voo depende de condições climáticas favoráveis, conforme legislação vigente e regulamentação da ANAC. No caso de impossibilidade de voo devido a condições climáticas, não caberá qualquer restituição por parte da ATAC Treinamentos referente a não realização do voo.

1.7.2 O aluno receberá no início do curso:
Caneta esferográfica, bloco de anotações e duas camisas de uniforme do curso.

A ATAC somente se responsabiliza pelos tamanhos padrão de camisas G e GG. Tamanhos diferentes destes somente conforme disponibilidade de estoque.

1.8 Pré-requisitos e documentação para matrícula: 
Pertencer ao público alvo especificado.
Ser Maior de 18 anos.
Ter concluído o segundo grau ou equivalente, reconhecido pelo MEC. 
Comprovante de pagamento das taxas de matrícula e inscrição. 
Apresentar foto 3X4 colorida recente, fundo azul ou branco (que deve ser enviada junto com o recibo e demais documentos e resultados de exames, para o e-mail oficial da ATAC treinamentos: atactreinamentos@hotmail.com
Estar em boa saúde física e mental compatível a atividade resgate e transporte aeromédico*
(Gravidez em qualquer estágio, é impedimento absoluto)

1.9 A Capacitação de que trata este edital será realizada em quatro etapas, conforme especificado a seguir.

1.9.1 A primeira etapa do curso destina-se à inscrição, avaliação de saúde e exames médicos e comprovação de escolaridade e terá as seguintes fases: 
a) Solicitação de matrícula e ficha de inscrição; pagamento dos valores de investimento
b) Avaliação de Saúde geral, exames médicos e odontológicos e laboratoriais; 
c) Apresentação e prova de títulos e formação profissional.

1.9.2 A segunda etapa do curso consistirá no período de Ensino a Distância (EAD) módulo 01, avaliação de conhecimento adquirido via EAD por meio dos materiais digitais, de responsabilidade da Coordenação de Ensino e Pedagogia, da ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências, a ser realizado via internet e dos chats de discussão, via rede social do Face book ou outros dispositivos a serem comunicados pela ATAC Treinamentos ao longo do curso.

1.9.2 b A terceira etapa (EAD) módulo 2, consiste na entrega do trabalho escrito, de conclusão de curso (TCC), que deverá ser enviado via e-mail, em formato PDF, até 15 dias antes do primeiro dia de aula presencial (já com todas as correções e em estado final).
Detalhes sobre o trabalho, como tema, formatação e endereço de e-mail, para envio, banca examinadora e orientador, serão explicados durante os períodos EAD do curso.

Nota: ( Do acesso ao conteúdo EAD)

O Aluno é responsável por gerenciar seu próprio acesso a plataforma EAD, a senha e o login deverão ser disponibilizados ao aluno em até 3 dias uteis, após o pagamento de sua inscrição, caso o aluno não receba senha e login nesse período, deverá fazer contato com a administração da ATAC Treinamentos via e-mail atactreinamentos@hotmail.com

Caso não ocorra manifestação do aluno num prazo de até 10 dias após o pagamento de sua inscrição, informando não ter recebido a senha e login, o conteúdo EAD será considerado totalmente entregue, não podendo o aluno solicitar qualquer devolução ou restituição financeira posterior, alegando não ter recebido o acesso ao sistema.

1.9.3 A quarta etapa consistirá da parte presencial do Curso de Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico, a ser realizado em Belo Horizonte MG no Centro de Treinamentos da ATAC, conforme programação da administração da ATAC Treinamentos.

1.9.4 É obrigação do próprio aluno, ler e entender o inteiro teor deste edital, não sendo aceita ou admitida em nenhuma hipótese a alegação de desconhecimento de normas nele contidas, para justificação de comportamento inadequado, abstinência de atividade, falta ou qualquer irregularidade cometida pelo aluno.

2.0 DA AVALIAÇÃO DE SAÚDE E CAPCIDADE FÍSICA. (OBRIGATÓRIA e IMPRESCINDÍVEL)
Deverão ser providenciados os seguintes documentos de saúde:

2.1 ATESTADO DO DENTISTA: (OBRIGATÓRIO) Deverá ser apresentado atestado do dentista, o mesmo deve conter a declaração de que o candidato, está apto para atividades aéreas em cabine descomprimida e de mergulho autônomo.

2.1.a. Anexo ao atestado odontológico deverá constar Radiografia panorâmica da arcada dentária superior e inferior do aluno. (Tem fins de identificação forense preventiva)

2.2 ATESTADO DO MÉDICO: (obrigatório) Que deve dizer explicitamente que o candidato apto para exercícios físicos vigorosos e atividades aéreas em cabine descomprimida.

2.2.1 Gravidez é impeditivo absoluto para o curso

2.2.2. Anexo ao atestado deverão constar os resultados dos seguintes exames:
A) SANGUE: (obrigatório)
· hemograma completo (contagem e índices hematimétricos da série vermelha, série branca e plaquetas); 
· dosagem de glicose; 
· Beta HCG (somente para alunas dos sexo feminino)
C) URINA: (obrigatório)
· rotina;
D) Outros resultados determinados pelo médico atestante caso este julgue necessário.
E) ELETROCARDIOGRAMA e TESTE DE ESFORÇO, (obrigatório) ambos com laudo do CARDIOLOGISTA, declarando o candidato apto para exercícios físicos e atividades aéreas em cabine descomprimida.
NOTA: Esses exames são parte dos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, para os profissionais que desejam exercer atividade em aviação em geral. A ANAC porem pode solicitar exames adicionais quando o tripulante for se registrar junto ao órgão.

2.2.3 Desaconselhamos o curso para portadores de patologias ortopédicas, Principalmente de joelho, ombro, tornozelo e coluna vertebral e com implantes metálicos. Considerando a natureza da atividade e devido a limitações de segurança técnica e operacional dos equipamentos, obesidade exacerbada é impedimento para o curso.
Por razões de segurança do próprio aluno o curso é desaconselhado para portadores de hemofilia ou enfermidades que comprometam o tempo de coagulação.

(*) A constituição proíbe a discriminação por idade, contudo o candidato com mais de 50 anos, mesmo que apresente boa saúde, deve levar esse fato em consideração, ao se inscrever, em virtude dos esforços físicos envolvidos, o aluno deve estar em condições de realizar exercícios físicos vigorosos.

2.2.4 Todos os laudos, atestados e exames deverão ser apresentados e serão avaliados e terão de ser homologados pela banca de saúde da ATAC Treinamentos, no período de credenciamento.

Nota: A banca de saúde, será composta de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, do corpo clínico da ATAC Treinamentos e tem poder de indeferir sem direito a recurso, inscrições de alunos, que forem considerados inaptos para o curso pela mesma.

A ATAC devolverá ao aluno todos os originais de resultados de exames e radiografias, logo após o termino da banca examinadora.

3 DOCUMENTOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS:
Fotocópias da Carteira de identidade e CPF, Fotocópia de documento de
Comprovação de conclusão do 2º grau, ou equivalente.
Comprovante de Residência. 
Fotocópia do documento do Conselho a que pertence: CRM, COREM, 
CRO, CREFITO, etc.

3.1 Alunos Estrangeiros:
Fotocópias das quatro primeiras páginas do Passaporte e das duas últimas.
Comprovação de estarem regularmente no país.
Documento de identificação funcional, de seu pais de origem, indicando que exerce atividade dentro do especificado para o público alvo.
Fotocópia do documento de comprovação de escolaridade técnica ou equivalente.
Nota: O aluno deverá enviar as fotocópias com antecedência e apresentar os documentos originais, no ato do credenciamento de alunos no primeiro dia de aula.

4 Uniformes e Materiais necessários: (É Obrigatório seguir as especificações de cores e tipo de uniformes determinados neste edital)

4.1 Alunos Civis: Uniformes Obrigatórios: Devem ser providenciados pelo próprio aluno

4.2 Passeio e atividades de sala de aula e práticas de APH: Calça Jeans azul (de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente), bota preta e a camisa de uniforme padrão, que será fornecida pela organização do curso.

O Boné faz parte do uniforme sendo de uso obrigatório e poderá ser adquirido no primeiro dia de aula ao custo de R$30,00 a unidade. Camisas Extras poderão ser adquiridas, enquanto houver estoque, sendo R$45,00 a camisa manga longa e R$40,00 a camisa manga curta.

4.3 Atividades de sobrevivência na Mata e na Água: Calça Jeans azul de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente, bota preta e a camisa padrão, que será fornecida pela organização do curso e GANDOLA (obrigatória), podendo ser preta ou camuflada) permitido o uso de macacão tipo tripulante ou SAMU 192, para os profissionais oriundos da instituição, Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial de instrução, da instituição ou corporação de origem.

4.4 Uniforme de Educação física: Calção preto, camisa azul manga curta padrão do curso (fornecida pela ATAC) e tênis preto e meia branca. Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial de instrução, da instituição ou corporação de origem.

NOTA: O Tênis tem de ser obrigatoriamente pelo menos 80% PRETO, sendo admitidos apenas pequenos detalhes em outra cor, como contornos de sola e acabamentos, o cadarso deverá ser obrigatoriamente preto.

4.5 Roupa de Banho na cor preta ou Azul Marinho, para todos os alunos. (Maiô ou similar de peça única, para as mulheres) É OBRIGATORIO serem 90% da cor preta ou azul marinho, sendo TOLERADoS, pequenos detalhes discretos em outra cor, como etiquetas e logos. Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial de instrução, da instituição ou corporação de origem. Lembramos que o uniforme é de natação se destina a uma atividade aquáticaque tem carater operacional de treinamentos e não recreacional.

4.6 O aluno deve trazer com sigo, um rolo de esparadrapo de pelo menos cinco cm de largura, para fins de marcar seu material e uniforme com o número que lhe será designado, assim como uma caneta tipo marcador permanente com tinta Preta ou Azul.
Importante que o aluno traga uma de suas bagagens, com capacidade de ser trancada, para colocação de objetos de maior valor (celulares, carteiras, tablets, relógios, carregadores, entre outros)

O aluno deve trazer também obrigatoriamente, uma lanterna pequena com pilhas extras, (sugerimos queo aluno também traga consigo repelente de insetos, protetor solar). Tambem solicita-se que o aluno traga consigo sua própria luva de segurança, (de couro de raspa) como material de proteção para uso tanto nas atividade de mata, quanto para as atividades em altura. A luva deverá ser capaz de suportar a abrasão da corda no Rapel, e ter ao mesmo tempo flexibilidade para manipulação de objetos como facão.

Lista básica do material de uso pessoal que cada aluno deve trazer consigo:

1) Lanterna Pequena, com pilhas extras.
2) Rolo de Esparadrapo de pelo menos 5 cm de largura
3) Par de luvas de Raspa para Rapel (é vendida em qualquer loja de equipamento de segurança)
4) Óculos de proteção individual,com alça de segurança para evitar quedas, ou pode ser
Óculos de motociclista.
5) Cantil ou squeeze.
6) Protetor Solar
7) Repelente de insetos
8) 4 Sacos de lixo (de 20 litros ou similar)
9) Rolo de papel higiênico.
10) Mochila preta - Medidas sugeridas (apenas como referência) Externa: 35 x 48,5 x 19 cm
Interna: 26 x 38,5 x 3,5 cm -
Importante: O aluno levará a mochila consigo em todas as atividades extra classe, ela deve ter
dimensões que acomodem o equivalente aos seguintes itens: uma Gandola, uma calça, um par de luvas,
cadeirinha de escalada, mosquetão e freio 8, bloco de anotações, caneta, repelente, óculos de proteção.
papel higiénico. ( A mochila poderá ter detalhes de outra cor, porem deverá ser predominantemente preta)

4.7 Generalidades sobre uniformes: Serão fornecidas duas camisas de uniforme, a cada participante, podendo o aluno adquirir mais unidades no local, caso desejar. (Havendo disponibilidade no estoque da ATAC Treinamentos)
Como haverão diversas atividades de treinamento, tanto de resgate como de sobrevivência na água, é importante que os alunos tragam roupas extras, toalha, e objetos de toalete e higiene pessoal, bem como medicamentos de que faça uso contínuo. 

Por motivo de segurança do aluno, é proibido o uso de lentes de contato nas atividades aquáticas e práticas de voo.
Os Piercings, brincos e outros adereços corporais, devem ser removidos, por questão de segurança do aluno.

4.7.1 O uso de calças de moletom ou similares é PROIBIDO para as aulas práticas sendo porem toleradas nas aulas teóricas.

Não é obrigatório saber nadar, mas fobia excessiva de água é fator de reprovação no curso.

(no caso dos profissionais do SAMU 192, O uso do Macacão padrão do SAMU e similares, é recomendado para as aulas práticas) Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial, de instrução da instituição ou corporação de origem.

4.8 Alunos Policiais e Militares em geral:
Uniformes Operacionais da Unidade a que pertençam. (também receberão duas camisas oficiais do curso).
Observações Gerais:

4.9 Sobre a guarda de objetos e materiais pessoais e comportamento social do aluno:
O aluno é o único responsável pela guarda de seu material e a ATAC não se responsabiliza de forma alguma por danos, perda, extravio, furto ou roubo de objetos de propriedade do aluno. Recomenda-se que o aluno traga mochila, mala ou bolsa, que possa ser trancada com cadeado, de preferência com segredo para evitar extravio de chaves.

4.9.1 O uso por parte do aluno de joelheiras e cotoveleiras (não fornecidas pelo curso) é permitido, porém, não obrigatório. O aluno é responsável pro trazer a própria luva de segurança e proteção mecanica em todas as atividades.

Sugerimos trazer roupas extras para trocar, inclusive um segundo calçado mais simples, uma vez que, o aluno virá a se molhar, ou a se sujar devido às práticas na água ou na chuva, pois assim como no dia a dia, não temos controle das condições climáticas, sob as quais trabalhamos, o mesmo se repetirá em nossas simulações, alguns itens de conteúdo do curso, podem variar em virtude de condições climáticas locais.

Lembramos aos alunos que não será admissível, que se use da alegação de que, o aluno fez ou deixou de fazer alguma atividade, ou seguir alguma instrução constante neste edital, por falta de ter sido avisado individualmente sobre o assunto, uma vez que, é dever do aluno, ler todo este edital.

4.9.2 O aluno deve acompanhar regularmente os avisos e informações postados na página oficial da ATAC Treinamentos, na internet, bem como participar do grupo oficial de discussão dos alunos de sua turma na rede social Face Book, quando houver.
(Dados como hotéis, horários de encontro, aquisição de uniformes e transporte serão discutidos e explicados pelo orientador oficial do grupo na rede social Face book), todos os assuntos administrativos formais, devem ser obrigatoriamente tratados via e-mail oficial da ATAC: atactreinamentos@hotmail.com

Conversas de Whatsapp, Redes Sociais e telefone, tem valor meramente informal, não sendo válidas para confirmação de matricula ou de transmissão de dados e documentos.

4.9.3 Durante o curso são previstas diversas atividades aquáticas equipado (onde o aluno entra na água de uniforme e calçado, bem como com o colete salva vidas (fornecido pela ATAC).

4.9.4 O Aluno deve trazer sua própria roupa de cama e travesseiro para uso nos alojamentos, porém não será permitido seu uso, no pernoite da aula de sobrevivência na mata.

4.9.5 Alunos que apresentarem problemas disciplinares graves ou constantes e ou dificuldades de socialização, e adaptação com os colegas e instrutores, poderão ser desligados sumariamente do curso, a bem da disciplina e em caráter irrevogável, sendo considerados reprovados e receberão apenas certificado de participação. O aluno terá direito a ampla defesa, antes do desligamento, que deve ser apresentada a banca de instrutores.

4.9.6 Conduta do aluno: Durante o período do curso, os alunos ficam sujeitos aos padrões de conduta e disciplina da ATAC Treinamentos, estando submetidos e expostos a situações de pressão e grande stress físico, emocional, psicológico e significativa privação de sono, com o fim de prepará-lo para as situações de stress real, a que o profissional de Resgate e Transporte Aeromédico, é submetido no exercício de sua atividade profissional.

4.9.7 Para fins de geração de stress psicológico nos alunos, poderão ser utilizados diversos recursos técnicos, como explosões de materiais pirotécnicos, gritos, luzes stroboscópicas, pirotécnicos fumígenos entre outros.
NOTA: O aluno ao confirmar sua inscrição mediante o pagamento integral, se a vista, ou da primeira parcela, se parcelado, declara estar ciente e ter entendido as implicações das cláusulas 4.9.6 e 4.9.7, e declara que os procedimentos e atividades especificados, NÃO SERÃO INTERPRETADOS COMO TORTURA, CONTRANGIMENTO OU COAÇÃO, de qualquer natureza.

4.9.7.1 Os alunos também ficarão responsáveis por atividades de montagem, manutenção da limpeza e organização das barracas de alojamento, de forma a se adaptarem a atividades em grupo e missões, que exijam aquartelamento e períodos de alojamento compartilhado.

Como parte do processo didático, os alunos serão divididos em equipes, de atendimento de emergências, em regime de plantão sobre aviso, durante as aulas de sobrevivência, cada aluno de acordo com sua formação e função, efetuando atendimento de APH real no local de curso caso for necessário.

4.9.7.2 Desaconselhamos a participação de alunos, que tenham dificuldades em se adaptar ao ambiente de grupo ou alojamento coletivo, o aluno que não se adequar ao regulamento, será desligado do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.

4.9.7.3 Por estar o centro de treinamentos localizado em zona rural, o sinal de operadoras de telefone celular, pode não estar disponível ou ser de baixa qualidade. Para simular as condições de isolamento, causado por missões em local remoto, o contato telefônico do aluno com o ambiente externo deverá ser o mais restrito possível, sendo limitado a emergências.

4.9.7.4 O aluno que por qualquer motivo, mesmo de saúde, não conseguir acompanhar a turma e ou não desejar mais participar, poderá solicitar o desligamento do curso, e permanecer no centro de treinamentos, até o final como observador, porem deverá se enquadrar nas atividades de manutenção previstas, (e receberá apenas declaração de comparecimento no curso, sem direito ao brevê e sem direito a certificado de conclusão) , também não fará jus a qualquer tipo de restituição financeira, mesmo se optar em sair do centro de treinamentos, em definitivo por meios e recursos próprios.

a. No caso do aluno que sair por contra própria do centro de treinamentos antes do término oficial do curso, este não terá direito nem ao recebimento de certificado de participação nem a reembolso de qualquer espécie, tendo de arcar com todas as despesas com seu deslocamento de retorno ou hospedagem, que a sua saída antes da data oficial de término do curso acarretar.

4.9.7.5 DA GRAVAÇÃO DE IMAGEM e SOM: O uso de máquinas fotográficas e captação de som e imagens durante o curso, nas dependências do Centro de Treinamentos e nos hangares, bem como nas atividades didáticas e aulas práticas e teóricas do curso ficará restrito, conforme for especificado pela direção da ATAC no decorrer do Curso, qualquer imagem e ou som captado dentro da propriedade da ATAC Treinamentos, ou em ambientes ou com itens do curso, mesmo por equipamentos de terceiros, passam a ser imediatamente de livre utilização por parte da direção da ATAC.

NOTA: A ATAC Treinamentos possui fotografo oficial, indepedente, responsável por registrar as imagens do curso, mas NÃO se compromete, em repassar ou disponibilizar, qualquer imagem aos alunos, porém poderá a seu exclusivo critério, disponibilizar as imagens que julgar convenientes, no site oficial da empresa na internet e rede social. A ATAC Treinamentos poderá conforme ato discricionário próprio, produzir coletâneas (book) individual ou coletivo, dos alunos e turmas, disponibilizando os mesmo para compra, por parte dos alunos interessados. sendo o arranjo cobrado a parte diretamente e conforme combinado com o fotografo).

Ressaltamos que os serviços de fotografia não são fornecidos diretamente pela ATAC Treinamentos e que todos os assuntos referentes a fotos devem ser resolvidos diretamente com o fotografo oficial e os acertos finaceiros devem ser feitos diretamente com o mesmo, que já é treinado e capacitado para acompanhar as atividades de curso sem interferir no transcurso das aulas..

4.9.7.6 DOS DIREITOS DE IMAGEM E SOM: O aluno ao efetuar sua inscrição no curso outorga e cede explicitamente a ATAC Treinamentos, autorização e todos os direitos de captação, divulgação e uso de sua imagem e sons, que forem captados durante o período e eventos relacionados ao curso, em caráter permanente, para fins científicos e publicitários, de produção de materiais gráficos, seja em qualquer forma de mídia ou método, mecânico ou virtual, digital ou analógico com uso de tecnologia que exista ou venha a existir, sem qualquer ônus para a ATAC, estando a ATAC Treinamentos, autorizada a usar as imagens, "ad eternun", para produção de ilustrações para livros, artigos, revistas, e todo e qualquer material gráfico. Não cabendo qualquer compensação financeira, ou pagamento para uso da imagem do aluno, a este ou a seus herdeiros diretos ou indiretos.

4.9.7.7 O consumo de bebidas alcoólicas nas dependências do centro de treinamentos, nos locais de aula prática ou teórica do curso, ou em qualquer veículo de transporte dos alunos. 
Falha na observação desse item implica em desligamento automático do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.

4.9.7.7 Para preservação do decoro, não é permitida socialização e intimidades físicas de natureza romântica, entre os alunos durante o período de internato do curso, no centro de treinamento ou nas atividades externas oficiais durante o período curso, alunos que desrespeitarem essa norma, serão advertidos e caso o comportamento inadequado persista, serão desligados, sem direito a restituição.

4.9.7.8 O uso do tabaco e fumo em geral, fica restrito aos horários livres e a áreas especificas dentro do centro de treinamentos, vedado o fumo nos veículos e viaturas utilizados nos treinamentos e transporte dos alunos. É proibido o fumo durante as aulas, seja em ambiente aberto ou fechado.

A ATAC Treinamentos, incentiva um ambiente livre de fumo e participa ativamente de campanhas ANTI Tabagistas.

NOTA: O Aluno que for encontrado de posse ou fazendo uso de substancia ilícita, será preso em fragrante e conduzido a unidade policial mais próxima, sendo sumariamente excluído do curso, a bem da disciplina.

5 DO ATENDIMENTO AO ALUNO EM CASOS DE ACIDENTES OU AGRAVOS A SAÚDE: Durante o período de internato do curso, a equipe ATAC estará responsável apenas pelo suporte pré-hospitalar básico e avançado ao aluno em caso de acidentes ou agravo clínico a saúde, bem como na condução do mesmo ao serviço de urgência e emergência, mais próximo do SUS, dentro do município. O aluno fica responsável pelo aviamento das próprias receitas, que por ventura venha a necessitar após o atendimento hospitalar.

Nota: Dada a natureza prática e operacional do curso, o aluno vitimado por enfermidade, ou agravo a saúde, no transcorrer do curso, que tenha efeito incapacitante, SERÁ CONSIDERADO REPROVADO E NÃO PODERÁ SER CERTIFICADO, NEM RECEBERÁ BREVÊ, salvo se já tiver concluído, todas as atividades práticas eliminatórias, como sobrevivência na mata, sobrevivência na agua, atividade de adaptação em altura e prática de voo, tendo atingido a pontuação mínima, exigida pelo artigo 8 deste edital. O mesmo receberá contudo uma declaração de comparecimento relativa ao período que permaneceu no curso.

5.1 DO HOSPITAL DE REFERÊNCIA: Fica estabelecido o hospital mais próximo ou UPA, como referência de porta de entrada, no sistema de Urgências e Emergências em caso de acidentes ou emergências clínicas.

Em caso de acidedentes, a equipe de plantão da ATAC Treinamentos, irá ofertar o atendimento pré-hospitalar básico e avançado inciais e sendo necessário, acionará o SAMU local, para regulação e transporte até a porta de entrada do Serviço de Emergência mais próximo ligado ao SUS.

6 DOS ARMAMENTOS: 
Somente alunos militares e policiais poderão trazer seu armamento.
Todo aluno que portar armamento, mesmo sendo militar ou policial, deverá obrigatoriamente apresentar suas armas, munição e documentação pertinente as mesmas ao Guarda Armas, responsável pelo controle de armas de fogo do curso, no primeiro dia de curso, e seguir rigorosamente suas determinações e orientações.

6.1 O Guarda Armas será obrigatoriamente um Policial ou Militar.
Falha em seguir as recomendações e determinações do Guarda Armas, implicará em exclusão sumária do curso, sem direito a qualquer restituição financeira.

7 Demais Materiais e documentos emitidos pela organização do curso:

7.1 Para todos os alunos matriculados:
1) 2 camisas personalizadas do curso. 
2) 1 declaração de comparecimento no curso, para fins de apresentação no local de trabalho e comprovação de presença nas aulas, emitida pela ATAC ao final do curso (mediante solicitação do aluno feita no primeiro dia do curso).

7.2 Somente para os alunos APROVADOS no curso:
1) Certificado de Conclusão com aproveitamento
2) Brevê oficial do curso. (Bordado em Pano ou Similar)
NOTA: Somente os alunos aprovados receberão certificado de tripulante aeromédico e Brevê.

O Brevê alado, metálico dourado, poderá ser disponibilizado para compra, caso haja disponibilidade de estoque. O valor do Brevê metálico será definido conforme a disponibilidade do mesmo.

8 Critérios Para Aprovação e Conclusão do Curso:
Será Aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 70% dos pontos distribuídos durante curso nas provas teóricas e práticas e trabalhos.
Nota: O aluno só poderá participar do módulo presencial, caso tenha concluído os módulos de Ensino A Distância - EAD.

8.1 Haverá Provas práticas e teóricas além de avaliação subjetiva pelos instrutores. 
A prova teórica equivale a 30% dos pontos distribuídos, as provas e exercícios práticos equivalem a 40% e 30% de conceito e participação geral do aluno.

8.1.1. Não haverá em hipótese alguma, provas em segunda chamada.

8.1.2 Alunos que não conseguirem participar das atividades, de adaptação em altura, em razão de fobia, não poderão participar da prática de voo e receberão apenas declaração de participação do curso, sem direito ao certificado de conclusão do RESGATE AEROMÉDICO e sem direito ao Brevê.

8.1.2.a NOTA: Alunos que não conseguirem concluir as atividades aquáticas em razão de Fobia de Agua, serão reprovados e receberão apenas declaração de participação do curso, sem direito ao certificado de conclusão do RESGATE AEROMÉDICO e sem direito ao Brevê.

8.1.3 Os alunos devem se programar adequadamente, em relação a datas e horários de saída de ônibus, aviões ou outros meios de transporte, pois o curso tem previsão de encerramento após as 18:00 horas, do último dia (28 de Abril 2019)), no último dia, podem ocorrer atrasos e imprevistos, durante o deslocamento entre o centro de treinamentos e o centro de Belo Horizonte.

A ATAC treinamentos não se responsabiliza por horários de viagens que sejam perdidos em virtude de condições de transito ou de força maior, no dia de retorno ao final do curso.

IMPORTANTE: Em Razão de necessidade de adaptação por motivo climático ou por razão operacional da Aeronave, existe a possibilidade de que o voo prático ter sua data alterada ao longo da parte presencial do curso, permanecendo limitado ao período presencial do mesmo.

NOTA: Os alunos aprovados, que por alguma razão no estiverem presentes no ato oficial de entrega de certificados, terão de providenciar a retirada de seu certificado físico impresso e o brevê, pessoalmente, em data posterior, em endereço a ser informado pela ATAC Treinamentos, caso contrário, receberam apenas o certificado em formato digital, via e-mail.

NÃO haverá envio de certificado físico impresso, via correios.
Importante: Conforme regulação do Ministério da Saúde, o Certificado tem validade de 2 anos, a contar da data de formatura da turma, para fins de concurso público. A primeira renovação poderá ser feita EAD, a Segunda exigirá participação do módulo presencial, não sendo necessário novo Trabalho de Conclusão de Curso - CC.

8.1.4 As atividades práticas de simulação envolvendo pouso, decolagem, embarque e desembarque com aeronave e voo real, estão previstas para o dia 28 de Abril (domingo) de 2019 porem pode ser adiantada para outro dia de curso, conforme ato discricionário da diretoria da ATAC, entretanto estas atividades assim como todas as atividades de voo, estão sujeitas a condições climáticas, não cabendo qualquer restituição financeira por parte da ATAC no caso de impossibilidade de Voo, devido a condições climáticas.

8.1.5 Portanto no caso de que por razões climáticas impeditivas, como ausência de teto mínimo, chuva, nevoeiro entre outros (conforme normas da ANAC), não seja possível a realização dessas práticas de vôo, na data em questão, as mesmas serão abortadas e serão realizadas apenas simulações em terra na torre de treinamentos e no simulador de embarque e desembarque, não cabendo a ATAC Treinamentos, qualquer restituição ao aluno em virtude dessa alteração de programa por razões climáticas.

9 DOS HORÁRIOS DE AULAS E ATIVIDADES PRESENCIAIS DO CURSO 
Os Horários definidos para as aulas ;e atividades presenciais do curso serão distribuídos da seguinte forma:

9.1 Aula inaugural e visitas técnicas:
Horário de Aulas: (sujeito a modificações)

Dia 23 de abril 2019: Aulas na Rua Carijós 173, centro de Belo horizonte, quase esquina com Rua Espirito Santo a partir das 08:30 horas da manha até as 18:00.

Dia 24 de Abril de 2019: Aulas na Escola Brasil de Segurança a partir das 08:00 horas da manha e saída para o hangar as 13:30 horas (do Hangar os alunos serão deslocados para o Centro de treinamentos, para o internato).

Dia 24 a 28 de Abril 2018: 
Conforme QTS (Quadro de Trabalho e Sugerido) a ser apresentado aos aluno no primeiro dia de aula presencial.

9.1.1 A administração da ATAC Treinamentos se reserva ao direito de alterar esses horários por motivos de necessidade administrativa. Iniciada a primeira aula, as alterações de horários serão comunicadas aos alunos em sala de aula ao longo do transcorrer do curso.

A ATAC Treinamentos, não se responsabilizará por comunicar mudanças de horários a alunos ausentes em sala de aula ou fora de formação, no momento da comunicação.
É obrigação do aluno, procurar se informar junto aos demais colegas a respeito de mudanças de horários ocorridas e comunicadas em sua ausência.

9.2 No centro de treinamentos:
As aulas serão distribuídas, entre práticas e teóricas, conforme planejamento estratégico de atividades, elaborado pelo corpo docente da ATAC.

9.3 Atividades Noturnas em geral:
Não existe horário predefinido, o mesmo será apresentado ao aluno, conforme a evolução e necessidade do curso.

10 DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E GRADE CURRICULAR DO CURSO. 
As matérias e tópicos citados neste edital estão distribuídas em presenciais e a distância, algumas das matérias serão abordadas apenas no conteúdo online, que o aluno deve acompanhar através das apostilas enviadas via correio eletrônico.

10. 1 Disciplina (Teóricas e/ou Práticas)
01 Abertura e Apresentação do Curso
02 Apresentação da Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências – Portaria 2048 de 05 de Novembro de 2002 e outras legislações pertinentes
03 Conceito e Definição de Transporte Aeromédico e de Resgate Aeromédico – semelhanças e diferenças
04 Regulamentação da Aviação Civil – Visão Geral
05 Terminologia Aeronáutica e comunicação em Aviação
06 Procedimentos Normais e de Emergência em Voos em Aeronaves de Asa Fixa e Asa Rotativa
07 Apresentação Geral de Aeronaves
08 Gerenciamento de Risco de Acidentes Aeronáuticos e CCF
09 Segurança no Interior e em Torno da Aeronave de Asa Fixa e de Asa Rotativa
10 Evacuação de Emergência em Aeronaves de Asa Fixa e Aeronaves de Asas rotativas
11 Embarque e desembarque de Pacientes em Transporte Aeromédico e Resgate Aeromédico
12 Combate a Princípios de Incêndio em Aeronaves
13 Noções de Meteorologia, Cartografia e Navegação Aeronáutica
14 Cuidados de Saúde e condicionamento físico da Tripulação: Ruídos, Vibrações, Fadiga, Líquidos, Vapores, Gases Tóxicos e Riscos Ocupacionais em Aviação em Geral.
15 Atmosfera e Disbarismos, desorientações
16 Fisiologia Geral de Voo, Fisiologia Respiratória e Estudo Clínico da Hipóxia.
17 Forças Acelerativas de Voo e Seus Efeitos Sobre o Organismo Humano,
18 Visão em Aviação e Voo Noturno
19 Ambiente de Cabine em Resgate Primário
20 Cuidados de Saúde com o Paciente /Vítima em Voo
21 APH - Suporte Básico de Vida Clínico – SBV/BLS
Apenas Revisão Geral
22 APH – Suporte Básico de Vida no Trauma SBVT/BTLS
Apenas Revisão Geral
23 APH – Suporte Avançado de Vida Clínico* (Obrigatório para Médicos e Enfermeiros, opcional para os demais alunos) Apenas Revisão Geral
24 APH – Suporte Avançado de Vida no Trauma* (Obrigatório para Médicos e Enfermeiros, opcional para os demais alunos) Apenas Revisão Geral
25 Sobrevivência no mar, em Ambiente Lacustre ou Ribeirinho
26 Sobrevivência na selva e em local remoto
27 Resgate em Local Remoto e Local de Difícil Acesso
28 Cuidados com o Paciente / Vítima em Evacuação Demorada
29 Segurança no Interior e Em Torno da Aeronave de Asa Fixa e de Asa Rotativa
30 Evacuação de Emergência em Aeronaves de Asa Fixa e Aeronaves de Asas rotativas e Analise de Cenários de Risco.
31 Segurança no Interior e Em Torno da Aeronave de Asa Fixa e de Asa Rotativa
32 Embarque e desembarque de Pacientes, em Transporte Aeromédico e Resgate Aeromédico e Noções de Ventilação Mecânica em transporte Aeromédico.
33 Combate a Princípios de Incêndio em Aeronaves
34 Sinalização e Posicionamento de Pessoal de Apoio Terrestre, em Operações de Pouso de Resgate em locais não homologados
35 Desembarque Rápido de Equipe de Resgate em Situações Adversas – Rapel, Flash Hope
36 Extração de Vitima em Águas Abertas – (Basquet, pulsar)
37 Extração de Vítima Por Cabo em Situações de Emergência
38 Sobrevivência na Selva/Mata e uso de meios de fortuna
39 Sobrevivência em Águas Abertas
40 APH Clínico e Trauma Básico e Avançado
41 Noções de Ventilação Mecânica Aplicada ao Transporte Aeromédico.

10.1. 1 A ordem e nome das matérias, podem não seguir a mesma ordem da grade apresentada neste edital, que serve apenas como referência de conteúdo, algumas matérias, serão apenas teóricas, outras apenas práticas, as matérias constantes na parte de ensino a distância, contam como matéria dada, sendo que podem ser cobradas nas provas teóricas.

11. DISPOSIÇOES COMPLEMENTARES: 
Alterações de Datas:
O curso pode ter a data do módulo presencial alterada, caso não se atinja o número mínimo de 25 alunos para a turma agendada.
Havendo mudança de data, o aluno será, informado por meio do ambiente EAD (gmail) e da pagina oficial na rede social, que substitui a antiga pagina do aluno no site.
A nova data, que também será anunciada no site oficial da ATAC na internet.


A comunicação de mudança de data do módulo presencial, será feita com antecedência mínima de 20 dias corridos, em relação ao primeiro dia de aula presencial.

Nota: Havendo alteração de data da turma, a próxima turma aguardará um período MÍNIMO de 60 dias a contar da data em que era previsto o encerramento da turma no período original.

O aluno ao se inscrever declara estar ciente e de acordo com a possibilidade de mudança de data da parte presencial da turma, sendo que em caso de desistencia do mesmo, em razão de mudanças, este só terá direito a restituição dos valores relativos ao módulo presencial, descontados 30% de multa.

11.1 FINANCEIRO:
Da mudança de data de turma
Ocorrendo alterações de data para a turma na qual o aluno esteja matriculado, será discutido com o aluno, qual a melhor opção de nova data, para o mesmo comparecer ao módulo presencial. A ATAC Treinamentos terá obrigatoriamente, de apresentar 03 alternativas novas datas, dentro de um período máximo de 24 meses, a contar a partir do dia de encerramento da parte presencial da turma de referencência.

NOTA: A ATAC Treinamentos não se responsabiliza por despesas do oriundas de passagens, taxas ou multas em hotéis e similares, em virtude da mudança de data de curso, o aluno declara que está ciente que a aquisição antecipada de passagens e reservas, acontece por seu próprio risco e discrição.

11.1.a 2 Se Passadas as três datas alternativas oferecidas ao aluno e este não tiver participado de nenhuma delas, expira-se a validade de sua inscrição e de seus créditos.
No caso deste aluno desejar participar de outra turma, terá que fazer nova inscrição e respectivo pagamento do valor vigente na nova data selecionada.

NOTA: Em CONTRAPARTIDA, O ALUNO FARÁ JUS AO DESCONTO DE 20% SOBRE O VALOR DA NOVA INSCRIÇÃO E PODERÁ REALIZAR APENAS PELO MÓDULO PRESENCIAL, SALVO JÁ TIVEREM PASSADOS MAIS DE 30 MESES DA CONCUSÃO DOS MÓDULOS A DISTANCIA. A Data de referência para conclusão dos módulos a distância, será o 10o dia útil anterior a data prevista incialmente para o primeiro dia do módulo presencial.

11.1.2.b Não haverá qualquer tipo de restituição por parte da ATAC Treinamentos, de valores pagos pelos módulos EAD, no caso de desistência do aluno, seja por qualquer motivo após decorridos 07 (sete) dias uteis a contar do efetivo pagamento de sua inscrição a vista ou parcelada, e do recebimento do login e senha de acesso ao conteúdo EAD, sendo a inscrição do aluno, de caráter pessoal e intransferível.

NOTA: No caso de cancelamento definitivo, da parte presencial da turma por parte da ATAC treinamentos, os alunos receberão os certificados referentes apenas aos Módulos EAD e será realizada a restituição (caso já tenha sido pago pelo aluno) do valor integral, referente ao módulo Presencial.


A Devolução ocorrerá 60 dias úteis, após a solicitação de devolução, por escrito, por parte do aluno. (via e-mail para atactreinamentos@hotmail.com)

12.1.2.c O Aluno terá Sete Dias Úteis, após efetivar sua inscrição, mediante o pagamento, para desistir de sua inscrição no curso e solicitar o reembolso, porem levando-se em conta, o artigo 1.7 desse edital, após este período, será considerado que o aluno iniciou efetivamente o Módulo de Ensino a Distância (EAD), do Curso e ocorrendo qualquer tipo de desistência, seja qual for a motivação do aluno, mesmo em caso de problemas de saúde, não fará jus a qualquer restituição em espécie.

12.1.2.d Para fins de cálculo, no caso de qualquer remanejamento de crédito, proporcional ao serviço já prestado, considera-se o valor referente de cada módulo (EAD ou presencial), no caso de desistência do Módulo Presencial, se a mesma ocorrer até 07 dias da inscrição, a restituição será equivalente ao valor integral do módulo, porem caso ocorra desistência após 07 dias, haverá uma multa de 30% sobre o valor pago pelo módulo presencial.

NOTA: Após a inscrição o aluno receberá até 10 dias corridos, o acesso ao material de consulta em forma de apostilas, para início da parte EAD do Curso. Uma vez acessado o material o aluno deverá responder os questionários da atividades EAD e enviar de volta via correio digital os questionários respondidos, sendo que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conforme orientações a serem recebidas durante o período EAD do curso.

Os TCC produzidos passam a ser propriedade da ATAC treinamentos, e podem ser livremente publicados pela empresa, por qualquer tipo de mídia, desde que citados os autores.

12.1.2.e NÃO HAVERÁ EM HIPÓTESE ALGUMA, DEVOLUÇÃO DE QUALQUER VALOR PAGO REFERENTE AOS MÓDULOS EAD, PARA DESISTÊNCIAS após 07 dias de efetivação da inscrição, através do pagamento da primeira parcela, ou demais arranjos de pagamento, terem sido consolidado, e o aluno tiver recebido login e senha de acesso ao conteúdo online.

NOTA: Será considerado como referência, a data de envio do e-mail da ATAC Treinamentos, para o aluno, com o login e a Senha de acesso ao conteúdo EAD, seja via e-mail, Whatsapp ou outro tipo de rede de comunicação escrita ou eletrônica disponível a ATAC Treinamentos.

12.1.2.f Ao fazer o pagamento da inscrição do aluno automaticamente declara que aceita e concorda com todos os termos deste edital e regulamentos do curso, bem como declara estar ciente dos riscos de acidentes e ferimentos, inerentes a esse tipo de treinamento, entende também, que assume integralmente a responsabilidade por qualquer acidente ou dano, que vier sofrer, em virtude das atividades durante o curso e que a equipe da
ATAC Treinamentos, é responsável apenas, pela prestação de serviço pré-hospitalar básico e avançado e encaminhamento do aluno, ao atendimento de urgências e emergências do SUS, do município.

NOTA: O ato de realizar o pagamento integral ou parcial da inscrição, independentemente de assinatura de ficha de inscrição, já será considerado como aceitação e anuência integral dos termos deste edital, pelo aluno, que passa a ter força de contrato entre as partes.

NOTA 2: Qualquer que for o caso da desistência, mesmo se devido a condições de saúde, ou motivo de força maior, NÃO haverá em nenhuma hipótese, qualquer tipo de restituição financeira, em espécie, ao aluno por parte da ATAC Treinamentos, mesmo se o aluno optar em sair do centro de treinamentos, em definitivo por meios e recursos próprios, tendo o próprio aluno de arcar com todas as despesas, com seu deslocamento de retorno, passagens terrestres, aéreas ou hospedagem, que a sua saída antes da data oficial de término do curso acarretar.

13. O Aluno deverá apresentar a sua solicitação de desistência, nos termos deste edital, mediante mensagem oficial via e-mail para atactreinamentos@hotmail.com, a data será contada com referência a data de envio do e-mail.

13.1 Para fins de cálculo no caso de qualquer remanejamento de crédito, proporcional ao serviço já prestado, considera-se o valor referente ao módulo EAD, conforme os definidos nesse edital no item 1.7.

13.2 Caso seja feita a solicitação via correios, em carta registrada, a data de postagem impressa no envelope deverá ser de no máximo 7 dia após a efetivação da inscrição.

13.3 A DEVOLUÇÃO OU CRÉDITO DE QUALQUER VALOR PAGO, PARA DESISTÊNCIAS COMUNICADAS PELO ALUNO, APÓS TEREM PASSADOS OS 7 DIAS DE PRAZO DE CANCELAMENTO, A CONTAR DA DATA DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, serão efetivadas 30 dias após a data especificada para fim do módulo presencial do curso.

NOTA: ACOMUNICAÇÃO DE MUDANÇA DE DATA PELA ATAC TREINAMENTOS, DEVE ACONTECER E SER ANUNCIADA NA REDE SOCIAL E NA PLATAFORMA EAD, EM ATÉ NO MÁXIMO 48 HORAS APÓS O ULTIMO DIA PREVISTO PARA INSCRIÇOES.

13.5 No caso de inscrições feitas em grupo cada aluno deverá comunicar sua desistência e solicitar seu credito em outros cursos, separadamente.

13.6 Nos casos de desistências de alunos que fizeram inscrição em grupo e obtiveram descontos relativos a condição do grupo, caso ocorra a desistência de mais de um aluno deste grupo, a ATAC Treinamentos não se responsabiliza por prejuízos que possam ter sido causados aos demais alunos do grupo, em virtude da desistência de algum de seus componentes.

12 DO FORO JURÍDICO
Fica estabelecido como preferencial, o foro de Belo Horizonte para dirimir quaisquer pendências jurídicas que porventura vierem a ocorrer.
Este edital é válido para a turma do Curso de Resgate e Transporte Aeromédico, com turma presencial prevista para 23 a 28 de Abril 2019

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REFERÊNCIAS BIBLÍOGRÁFICAS:
Portaria nº 1863/GM 29 de setembro de 2003

Portaria nº 1864/GM 29 de Setembro de 2003

CFM - CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - RESOLUÇÃO 1596/2000

Site oficial da ANAC: http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil (ultima visita 06/11/2018

MIR, Luís - Guerra Civil: estado e trauma. São Paulo: Geração Editorial, 2004. ISBN 978-85-7509-112-8.

ICA – 100 12 - 2009 MINISTÉRIO DA DEFESA – COMANDO DA AERÓNÁUTA.

REGULAMENTO DAS OPERAÇÕES AÉREAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E/OU DE DEFESA CIVIL - DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - DIVISÃO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS - Rio de Janeiro RJ. 08 JUN 2006

National Association of Emergency Medical Techniques Pre Hospital Trauma Life Support, Editora Elsevier, Mosby 8th ed. 2016

Manual Básico do Bombeiro Militar – CBMERJ – Volume I (Edição de referência em 2012)

Airborne Law Enforcement: The English Way. WEST J. Dosert, December/2004.

Guia de Aviação Policial e Defesa Civil - Aviação em Revista, Novembro de 2002.

Sobre o Terreno - Águias celebram seus vinte anos. Jornal Rotor - Helibrás. Dezembro de 2004.

Advisory Circular 00-1.1 - Governmental Aircraft Operations - Federal Aviation Administration. Disponível em www.faa.gov . Consultado em 02 de março de 2012.

CANAVIÓ, J. F. e Melo O. E. Polícia Militar - Asas e Glórias de São Paulo. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2ª Edição. São Paulo, 1978.

CORREIA I. Manual de Policiamento Ostensivo Geral - MP1/PMDF. 1ª Edição. Brasília, 1991.

Police Air Operator Manual - Civil Aviation Authority - Civil Aviation Publications part 1, disponível em https://publicapps.caa.co.uk/docs/33/CAP612.PDF . Consultado em 06 de Novembro 2018.

Police Air Operator Manual - Civil Aviation Authority - Civil Aviation Publications part 2, disponível em https://publicapps.caa.co.uk/docs/33/CAP613.PDF . Consultado em 06 de Novembro 2018.

YAMASAKI R S., Wanderley F. N., Santiago F. O Emprego operacional do Helicóptero na PMDF (Trabalho Monográfico) CAO - PMDF. Brasília, 2002.
Human Collision Hazards http://www.faa.gov/news/updates/?newsId=87950 ( ultima visita 06 de Outubro 2018)

Novas Direterizes da American Heart Association 2018

 

Atualizado em 06 de Outubro de 2018- Direitos reservados. As imagens e conteúdo intelectual deste edital são propriedade de: ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências LTDA ME 
CNPJ: 14.515.053/000150 BH - MG.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

transporte aeromedico

 

 

 

 

resgate e transporte aeromedico

 

 

 

 

resgate e transporte aeromedico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resgate e transporte aeromedico

 

 

 

 

 

 

 

 

Aeromedico

 

 

 

 

turma 2013b

 

 

 

 

resgate aeromedico ATAC Treinamentos

 

 

 

 

Simulador resgate e transporte aeromedico

 

 

 

 

Aeromedico ATAC Treinamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aeromedico

 

 

 

Aeromedico 2016

 

 

 

Aeromedico ATAC