ATAC Treinamentos

 

 

 

 

 

CONTATO

Telefone: 31 99728 8632 (Vivo, Whatsapp) - Atendimento Segunda a Sexta Feira de 08:as 18:00 horas.

atactreinamentos@hotmail.com


areras remotas

Curso: Salvamento Terrestre e Resgate em Local Remoto - CSTLR
26 a 29 de Julho 2018
Carga horária: 60 horas.
Investimento: Inscrição Curso: R$850,000 (Valor Promocional de lançamento: R$520,00)
Belo Horizonte MG

 

ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências
Diretoria Operacional
Coordenação de Ensino e Pedagogia
Edital oficial para a
Turma do Curso de:

 Salvamento Terrestre e Resgate em Local Remoto - CSTLR
Data: 26 a 29 de Julho de 2018 - Belo Horizonte MG.
Carga horária: 60 horas

As cláusulas deste Edital tem força de contrato após efetuado o pagamento, qualquer que for o meio utilizado pelo aluno:
 (Cartão, depósito, transferência, etc.)

Ao efetuar o pagamento de qualquer valor (parcial ou integral), do curso, seja qual for o meio de pagamento, o aluno declara estar ciente e em pleno acordo com os termos deste edital, passando reconhece-lo formalmente, como contrato entre o aluno inscrito e a ATAC Treinamentos.

O aluno tem 07 dias corridos, para desistir da inscrição, a partir da data de efetivação do pagamento, seja integral ou da primeira parcela, no caso de parcelamento.

Informamos que caso não se complete o número mínimo de inscritos, para o módulo presencial do curso, até o prazo final de inscrição geral da turma, a data poderá sofrer alterações.
Informamos, ainda que havendo alteração da data do módulo presencial, por falta de número mínimo de inscritos, o aluno será automaticamente transferido para a próxima data, podendo optar para duas outras datas posteriores e subsequentes, caso não possa vir na primeira data designada.
A ATAC Treinamento não se responsabiliza por despesas do aluno em virtude de alteração de datas, seja com passagens, reservas de hotel ou outras relacionadas a sua preparação e deslocamento para o curso.
Caso o curso seja cancelado unilateralmente pela ATAC Treinamentos, o valor da inscrição será devolvido integralmente.
A Coordenação Pedagógica da ATAC Treinamentos, no uso das atribuições, que lhe confere o estatuto administrativo da ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências, faz pública a abertura de inscrições e define as normas para admissão, realização e aprovação no Curso de Salvamento Terrestre e Resgate em Local Remoto - CSTLR, observadas as legislações pertinentes ao assunto, assim como as normas contidas neste edital e em seus anexos. 

Curso de Salvamento Terrestre e Resgate em Local Remoto – CSTLR
Especificações, Regulamento e Informações Gerais do Curso:
Especificações, Regulamento e Informações Gerais do Curso:
1 Generalidades

1.1 Objetivo:
O curso livre, tem por objetivo prover aos profissionais de primeira resposta a emergências, a capacitação específica em resgate e atendimento pré-hospitalar em áreas remotas e de cobertura vegetal de risco.
1.2 Numero de vagas:
30 vagas disponíveis no dia de lançamento deste edital Necessário preenchimento do número mínimo de 25 vagas.
1.3 Público Alvo:
Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pilotos de aeronaves de asa fixa ou rotativa, policiais federais, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, militares das Forças Armadas, brigadistas, guias de aventuras, condutores de veículos de emergência, Educadores Físicos, membros de equipes operativas de atendimento do SAMU 192 e Defesa Civil. (Profissionais especificados pela portaria 2048 GM ) e Bombeiros Civis nos termos da Lei Federal Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009, em especial seu artigo 9o. e da Lei Municipal de Belo Horizonte MG.Nº 10.389, de 12 de janeiro de 2012 (Acadêmicos podem participar), Escolaridade mínima exigida: Ensino médio.
1.4 Cidade:
Sede oficial do curso:
Belo Horizonte – MG (Os Aeroportos comerciais mais próximos o Aeroporto Tancredo Neves - Confins Pampulha)

1.5 Carga horária:
Total 60 horas (
50 horas presenciais 
10 horas em ensino a distância (EAD1)

1.6 Período de Matrícula: 
De 01 de Abril a 05 de junho de 2018 (apenas enquanto houver vagas disponíveis).
1.7 INVESTIMENTO:
O Valor Total do investimento por aluno nesse curso, é de R$520,00 (Quinhentos e vinte Reais) -  Valor Promocional de Lançamento.

Obs:
O pagamento será feito via transferência eletrônica, Doc ou depósito direto em conta corrente creditados a favor de:
ATAC Treinamentos (CNPJ 14.515.053/0001.50)
Banco: Caixa Econômica Federal
AGÊNCIA: 0086
OPERAÇÃO: 003
CONTA CORRENTE: 2343-8

1.7.1 No valor do investimento, estão incluídos: 

Todos os recursos didáticos a serem usados para o curso, tanto para a teoria, quanto para a parte prática, ressalvados os itens especificados no Enxoval do Aluno.
Alimentação:
Café da manhã, almoço e lanche da tarde, nos dias 21, 22, 23 e 24
(no pernoite na mata do dia 23 para 24, será ofertada alimentação operacional, a preparação das refeições, será feita pelos próprios alunos e fará parte do treinamento).
NOTA: O Translado entre o Centro de Belo horizonte até o Centro de Treinamentos NÃO está incluso no valor da inscrição, porem estará disponibilizada van, de terceiros, cada aluno deverá realizar o pagamento diretamente com o operador da Van (não ligado a ATAC Treinamentos)
A Van sairá do centro de Belo Horizonte as 07:30 horas da manha, nos dias 21, 22 e 23. Nos dias 21 e 22 a mesma retornará com os alunos ao mesmo local, saindo do centro de treinamentos ao final das aulas do dia.
1.7.2 Pré-requisitos e documentação para matrícula: 
Pertencer ao público alvo especificado.
Ser Maior de 18 anos.
Estar em dia com o serviço Militar.
Ter concluído o segundo grau ou equivalente, reconhecido pelo MEC. 
Comprovante de pagamento das taxas de matrícula e inscrição. 
Apresentar duas fotos 3X4 coloridas recentes, fundo azul ou branco
Estar em boa saúde física e mental compatível a atividade resgate em local remoto.
(Gravidez em qualquer estágio, é impedimento absoluto)
1.8 A Capacitação de que trata este edital será realizada em três etapas, conforme especificado a seguir.
1.8.1 A primeira etapa do curso destina-se à inscrição, avaliação de saúde e exames médicos e comprovação de escolaridade e terá as seguintes fases: 
a) Solicitação de matrícula e ficha de inscrição; pagamento dos valores de investimento
b) Avaliação de Saúde geral, exames médicos e laboratoriais; 
c) Apresentação e prova de títulos e formação profissional.

1.8.2 A segunda etapa do curso consistirá no período de Ensino a Distância (EAD):
A ser realizado via internet, diretamente na plataforma EAD da ATAC Treinamentos, acessível pelo endereço: https://atactreinamentos.com.br/moodle30/
1.8.3 b A terceira etapa consistirá da parte presencial do Curso a ser realizado em Belo Horizonte MG, na sede oficial da ATAC Treinamentos conforme programação da administração da escola.
1.8.4 É obrigação do próprio aluno, ler e entender o inteiro teor deste edital, não sendo aceita ou admitida em nenhuma hipótese a alegação de desconhecimento de normas nele contidas, para justificação de comportamento inadequado, abstinência de atividade, falta ou qualquer irregularidade cometida pelo aluno.
2.0 DA AVALIAÇÃO DE SAÚDE E CAPCIDADE FÍSICA. (OBRIGATORIA e IMPRESCINDÍVEL): Deverão ser providenciados os seguintes documentos de saúde:
2.1 ATESTADO  MÉDICO: (OBRIGATÓRIO) Deverá ser apresentado atestado que deve dizer explicitamente que o candidato apto para exercícios físicos vigorosos.
2.1.1 Gravidez é impeditivo absoluto para o curso
2.2.2. Anexo ao atestado deverão constar os resultados dos seguintes exames:
A) SANGUE: (obrigatório)
· hemograma completo (contagem e índices hematimétricos da série vermelha, série branca e plaquetas); 
· dosagem de glicose; 
· Beta HCG (somente para alunas dos sexo feminino)
C) Outros resultados determinados pelo médico atestante.

2.2.3 Desaconselhamos o curso para portadores de patologias ortopédicas, Principalmente de joelho, ombro, tornozelo e coluna vertebral e com implantes metálicos. Considerando a natureza da atividade e devido a limitações de segurança técnica e operacional dos equipamentos, obesidade exacerbada é impedimento para o curso.
Por razões de segurança do próprio aluno o curso é desaconselhado para portadores de hemofilia ou enfermidades que comprometam o tempo de coagulação.
(*) A constituição proíbe a discriminação por idade, contudo o candidato com mais de 50 anos, mesmo que apresente boa saúde, deve levar esse fato em consideração, ao se inscrever, em virtude dos esforços físicos envolvidos, o aluno deve estar em condições de realizar exercícios físicos vigorosos.
2.2.4 Todos os laudos, atestados e exames deverão ser apresentados e serão avaliados e terão de ser homologados pela banca de saúde da ATAC Treinamentos, no período de credenciamento. A banca de saúde será composta de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, do corpo clínico da ATAC Treinamentos e tem poder de indeferir, sem direito a recurso, inscrições de alunos, que forem considerados inaptos para o curso, pela mesma. A ATAC devolverá ao aluno todos os originais de resultados de exames e radiografias, logo após o termino da banca examinadora.
3 DOCUMENTOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS: 
Originais da Carteira de identidade e CPF, Originais de documento de
Comprovação de conclusão do 2º grau, ou equivalente.
Comprovante de Residência. 

3.1 Alunos Estrangeiros:
Originais e Fotocópias das quatro primeiras páginas do Passaporte e das duas últimas.
Comprovação de estarem regularmente no país.

Fotocópia do documento de comprovação de escolaridade técnica ou equivalente.
Nota: O aluno deverá enviar as fotocópias com antecedência e apresentar os documentos originais, no ato do credenciamento de alunos no primeiro dia de aula.
4 Uniformes e Materiais necessários: (É Obrigatório seguir as especificações de cores e tipo de uniformes determinados neste edital)
4.1 Alunos Civis: Uniformes Obrigatórios: Devem ser providenciados pelo próprio aluno
4.2 Passeio e atividades de sala de aula e práticas de APH: Calça Jeans azul de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente, bota preta e a camisa de manga curta ou longa.
Serão disponibilizadas camisas e Boné, personalizados dos curso, que poderão ser adquiridas a parte no primeiro dia de aula ao custo de
Boné: R$30,00 a unidade. (Enquanto durar o estoque)
Camisas, R$45,00 a camisa manga longa e R$40,00 a camisa manga curta. Disponíveis em tamanho M e G, enquanto houver estoque
4.3 Atividades e operações simuladas na Mata e na Água: Calça Jeans azul de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente, bota preta e a camisa padrão, ou similar, a disponibilizada pela organização do curso e GANDOLA (obrigatória, podendo ser preta ou camuflada) permitido o uso de macacão tipo tripulante ou SAMU 192.
Nota: Os profissionais oriundos da instituição, Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial de instrução da instituição ou corporação de origem.
4.4 Uniforme de Educação física: Calção preto, camisa padrão do curso ou similar a disponibilizada pela ATAC, tênis preto ou Azul Marinho e meia branca.
Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial de instrução da instituição ou corporação de origem.
NOTA: O Tênis tem de ser obrigatoriamente pelo menos 80% PRETO ou Azul marinho, sendo admitidos apenas pequenos detalhes em outra cor.
4.5 Roupa de Banho na cor preta ou Azul Marinho, para todos os alunos. (Maiô ou similar de peça única, para as mulheres) É OBRIGATORIO serem 90% da cor preta ou azul marinho, sendo TOLERADS, pequenos detalhes discretos em outra cor, como etiquetas e logos.
Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial de instrução da instituição ou corporação de origem.
4.6 O aluno deve trazer com sigo, um rolo de esparadrapo de pelo menos cinco cm de largura, para fins de marcar seu material e uniforme com o número que lhe será designado, assim como uma caneta tipo marcador permanente com tinta Preta ou Azul.
Importante que o aluno traga uma de suas bagagens, com capacidade de ser trancada, para colocação de objetos de maior valor (celulares, carteiras, tablets, relógios, carregadores, entre outros)
O aluno deve trazer também obrigatoriamente, uma lanterna pequena de preferência de cabeça, com pilhas extras, (sugerimos também repelente de insetos e protetor solar).
4.7 Generalidades sobre uniformes: Serão disponibilizadas as camisas de uniforme, a cada participante, conforme os valores especificados no item 4.1 podendo o aluno adquirir mais unidades no local, caso desejar. (Havendo disponibilidade no estoque da ATAC Treinamentos)
Como haverão diversas atividades de treinamento, tanto de resgate como de sobrevivência na água, é importante que os alunos tragam roupas extras, toalha, e objetos de toalete e higiene pessoal, bem como medicamentos de que faça uso contínuo. 
Por motivo de segurança. é proibido o uso de lentes de contato nas atividades aquáticas.
Os Piercings, brincos e outros adereços corporais, devem ser removidos, por questão de segurança do aluno.

4.7.1 O uso de calças de moletom ou similares é PROIBIDO para as aulas práticas sendo porem toleradas nas aulas teóricas.
Não é obrigatório saber nadar profissionalmente. 
(no caso dos profissionais do SAMU 192, O uso do Macacão padrão do SAMU e similares, é recomendado para as aulas práticas) Militares e policiais poderão utilizar o uniforme oficial, de instrução da instituição ou corporação de origem.
4.8 Alunos Policiais e Militares em geral:
Uniformes Operacionais da Unidade a que pertençam. (Também receberão duas camisas oficiais do curso).
Observações Gerais:
4.9 Sobre a guarda de objetos e materiais pessoais e comportamento social do aluno:
O aluno é o único responsável pela guarda de seu material e a ATAC não se responsabiliza de forma alguma por danos, perda, extravio, furto ou roubo de objetos de propriedade do aluno. Recomenda-se que o aluno traga mochila, mala ou bolsa, que possa ser trancada com cadeado, de preferência com segredo para evitar extravio de chaves.
4.9.1 O uso por parte do aluno de joelheiras e cotoveleiras (não fornecidas pelo curso) é permitido, porém, não obrigatório.

Sugerimos trazer roupas extras para trocar, inclusive um segundo calçado mais simples, uma vez que, o aluno virá a se molhar, ou a se sujar devido às práticas na água ou na chuva, pois assim como no dia a dia, não temos controle das condições climáticas, sob as quais trabalhamos, o mesmo se repetirá em nossas simulações, alguns itens de conteúdo do curso, podem variar em virtude de condições climáticas locais.
Lembramos aos alunos que não será admissível, que se use da alegação de que, o aluno fez ou deixou de fazer alguma atividade, ou seguir alguma instrução constante neste edital, por falta de ter sido avisado individualmente sobre o assunto, uma vez que, é dever do aluno, ler todo este edital.
4.9.2 O aluno deve acompanhar regularmente os avisos e informações postados na página oficial da ATAC Treinamentos, na internet, bem como participar do grupo oficial de discussão dos alunos de sua turma na rede social Face Book, quando houver. (Dados como hotéis, horários de encontro, aquisição de uniformes e transporte serão discutidos e explicados pelo orientador oficial do grupo na rede social Face book (https://www.facebook.com/ATACtreinamentos) ou Whatsapp, todos os assuntos administrativos formais, devem ser obrigatoriamente tratados via e-mail oficial da ATAC: atactreinamentos@hotmail.com

Conversas de Whatsapp, Redes Sociais e telefone, tem valor meramente informal, não sendo válidas para confirmação de matricula ou de transmissão de dados e documentos.
4.9.3 Durante o curso são previstas diversas atividades aquáticas equipado (onde o aluno entra na água de uniforme e calçado,
4.9.4 Por questão de segurança, será exigida disciplina por parte dos alunos.
Alunos que apresentarem problemas disciplinares graves, ou constantes e ou dificuldades de socialização, e adaptação com os colegas e instrutores, poderão ser desligados sumariamente do curso, a bem da disciplina e em caráter irrevogável, sendo considerados reprovados e receberão apenas certificado de participação. O aluno terá direito a ampla defesa, antes do desligamento, que deve ser apresentada a banca de instrutores.
4.9.5 Conduta do aluno: Durante o período do curso, os alunos ficam sujeitos aos padrões de conduta e disciplina da ATAC Treinamentos, estando submetidos e expostos a situações de pressão e grande stress físico, emocional, psicológico e significativa privação de sono, com o fim de prepará-lo para as situações de stress real, a que o profissional é submetido no exercício de sua atividade profissional.

4.9.6 Para fins de geração de stress psicológico nos alunos, poderão ser utilizados diversos recursos técnicos, como explosões de materiais pirotécnicos, gritos, luzes stroboscópicas, pirotécnicos fumígenos entre outros.
NOTA: O aluno ao confirmar sua inscrição mediante o pagamento, ou termo de recebimento de Bolsa de Estudo, declara estar ciente e ter entendido as implicações das cláusulas 4.9.6 e 4.9.7, e declara que os procedimentos e atividades especificados, NÃO SERÃO INTERPRETADOS COMO TORTURA, CONTRANGIMENTO OU COAÇÃO, de qualquer natureza.
4.9.7.1 Os alunos também ficarão responsáveis por atividades de montagem, manutenção da limpeza e organização das barracas de alojamento, de forma a se adaptarem a atividades em grupo e missões, que exijam aquartelamento e períodos de alojamento compartilhado.
Como parte do processo didático, os alunos serão divididos em equipes, de atendimento de emergências, em regime de plantão sobre aviso, durante as aulas de sobrevivência, cada aluno de acordo com sua formação e função, efetuando atendimento de APH real no local de curso caso for necessário.
4.9.7.2 Desaconselhamos a participação de alunos, que tenham dificuldades em se adaptar ao ambiente de grupo ou alojamento coletivo, o aluno que não se adequar ao regulamento, será desligado do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.
4.9.7.3 Por estar o centro de treinamentos localizado em zona rural, o sinal de operadoras de telefone celular, pode não estar disponível ou ser de baixa qualidade. Para simular as condições de isolamento, causado por missões em local remoto, o contato telefônico do aluno com o ambiente externo deverá ser o mais restrito possível, sendo limitado a emergências.
4.9.7.4 O aluno que por qualquer motivo, mesmo por motivo de saúde, não conseguir acompanhar a turma e ou não desejar mais participar, poderá solicitar o desligamento do curso, e permanecer no centro de treinamentos, até o final como observador, porem deverá se enquadrar nas atividades de manutenção previstas, (e receberá apenas declaração de comparecimento no curso, sem direito ao brevê e sem direito a certificado de conclusão) , também não fará jus a qualquer tipo de restituição financeira, mesmo se optar em sair do centro de treinamentos, em definitivo por meios e recursos próprios.
a. No caso do aluno que sair por contra própria do centro de treinamentos antes do término oficial do curso, este não terá direito nem ao recebimento de certificado de participação nem a reembolso de qualquer espécie, tendo de arcar com todas as despesas com seu deslocamento de retorno ou hospedagem, que a sua saída antes da data oficial de término do curso acarretar.
4.9.7.5 DA GRAVAÇÃO DE IMAGEM e SOM: O uso de máquinas fotográficas e captação de som e imagens durante o curso, nas dependências do Centro de Treinamentos e nos hangares, bem como nas atividades didáticas e aulas práticas e teóricas do curso ficará restrito, conforme for especificado pela direção da ATAC no decorrer do Curso, qualquer imagem e ou som captado dentro da propriedade da ATAC Treinamentos, ou em ambientes ou com itens do curso, mesmo por equipamentos de terceiros, passam a ser imediatamente de livre utilização por parte da direção da ATAC.
A ATAC Treinamentos, NÃO se compromete, em repassar ou disponibilizar, qualquer imagem aos alunos, porém poderá a seu exclusivo critério, disponibilizar as imagens que julgar convenientes, no site oficial da empresa na
internet e rede social.
4.9.7.6 DOS DIREITOS DE IMAGEM E SOM: O aluno ao efetuar sua inscrição no curso outorga e cede explicitamente a ATAC Treinamentos, autorização e todos os direitos de captação, divulgação e uso de sua imagem e sons que forem captados durante o período e eventos relacionados ao curso, em caráter permanente, para fins científicos e publicitários, de produção de materiais gráficos seja em qualquer forma de mídia ou método, mecânico ou virtual, digital ou analógico com uso de tecnologia que exista ou venha a existir, sem qualquer ônus para a ATAC, estando a ATAC Treinamentos autorizada a usar as imagens, "ad eternun", para produção de ilustrações para livros, artigos, revistas, e todo e qualquer material gráfico. Não cabendo qualquer compensação financeira ou pagamento para uso da imagem do aluno, a este ou a seus herdeiros diretos ou indiretos.

4.9.7.7 O consumo de bebidas alcoólicas nas dependências do centro de treinamentos, nos locais de aula prática ou teórica do curso, ou em qualquer veículo de transporte dos alunos. 
Falha na observação desse item implica em desligamento automático do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.
4.9.7.7 Para preservação do decoro, não é permitida socialização e intimidades físicas de natureza romântica, entre os alunos durante o período de internato do curso, no centro de treinamento ou nas atividades externas oficiais durante o período curso, alunos que desrespeitarem essa norma, serão advertidos e caso o comportamento inadequado persista, serão desligados, sem direito a restituição.

4.9.7.8 O uso do tabaco e fumo em geral, fica restrito aos horários livres e a áreas especificas dentro do centro de treinamentos, vedado o fumo nos veículos e viaturas utilizados nos treinamentos e transporte dos alunos. É proibido o fumo durante as aulas, seja em ambiente aberto ou fechado.
A ATAC Treinamentos, incentiva um ambiente livre de fumo e participa ativamente de campanhas ANTI Tabagistas.
NOTA: O Aluno que for encontrado de posse ou fazendo uso de substancia ilícita, será preso em fragrante e conduzido a unidade policial mais próxima, sendo sumariamente excluído do curso, a bem da disciplina.
5 DO ATENDIMENTO AO ALUNO EM CASOS DE ACIDENTES OU AGRAVOS A SAÚDE: Durante o período de internato do curso, a equipe ATAC estará responsável apenas pelo suporte pré-hospitalar básico e avançado ao aluno em caso de acidentes ou agravo clínico a saúde, bem como na condução do mesmo ao serviço de urgência e emergência, mais próximo do SUS, dentro do município. O aluno fica responsável pelo aviamento das próprias receitas, que por ventura venha a necessitar após o atendimento hospitalar.
Nota: Dada a natureza prática e operacional do curso, o aluno vitimado por enfermidade, ou agravo a saúde, no transcorrer do curso, que tenha efeito incapacitante, SERÁ CONSIDERADO REPROVADO E NÃO PODERÁ SER CERTIFICADO, NEM RECEBERÁ BREVÊ, salvo se já tiver concluído todas as atividades práticas eliminatórias, como operações na mata e na agua, atividade. O mesmo receberá contudo uma declaração de comparecimento relativa ao período que permaneceu no curso.
5.1 DO HOSPITAL DE REFERÊNCIA: Fica estabelecido o hospital mais próximo ou UPA, como referência de porta de entrada, no sistema de Urgências e Emergências em caso de acidentes ou emergências clínicas, acionados pelo sistema 190,192,193.
6 DOS ARMAMENTOS: 
Somente alunos militares e policiais poderão trazer seu armamento.
Todo aluno que portar armamento, mesmo sendo militar ou policial, deverá obrigatoriamente apresentar suas armas, munição e documentação pertinente as mesmas ao Guarda Armas, responsável pelo controle de armas de fogo do curso, no primeiro dia de curso, e seguir rigorosamente suas determinações e orientações.
6.1 O Guarda Armas será obrigatoriamente um Policial ou Militar.
Falha em seguir as recomendações e determinações do Guarda Armas, implicará em exclusão sumária do curso, sem direito a qualquer restituição financeira.
7 Demais Materiais e documentos emitidos pela organização do curso: 
7.1 Para todos os alunos matriculados:
1) declaração de comparecimento no curso, para fins de apresentação no local de trabalho e comprovação de presença nas aulas, emitida pela ATAC ao final do curso (mediante solicitação do aluno feita no primeiro dia do curso).
7.2 Somente para os alunos APROVADOS no curso:
1) Certificado de Conclusão com aproveitamento
2) Brevê oficial do curso. (Bordado em Pano ou Similar)
NOTA: Somente os alunos aprovados receberão certificado e Brevê.
8 Critérios Para Aprovação e Conclusão do Curso:
Será Aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 70% dos pontos distribuídos durante curso nas provas teóricas e práticas e trabalhos.
Nota: A prova teórica abrange o conhecimento teórico EAD e Presencial.
8.1 Haverá Provas práticas e teóricas além de avaliação subjetiva pelos instrutores. 
A prova teórica equivale a 30% dos pontos distribuídos, as provas e exercícios práticos equivalem a 40% e 30% de conceito e participação geral do aluno.
8.1.1. Não haverá em hipótese alguma, provas em segunda chamada.
8.1.2 Alunos que não conseguirem participar das atividades de adaptação em altura / plano inclinado, em razão de fobia, não poderão ser aprovados e receberão apenas declaração de participação do curso, sem direito ao certificado e sem direito ao Brevê.
8.1.2.a NOTA: Alunos que não conseguirem concluir as atividades aquáticas em razão de Fobia de Agua, serão reprovados e receberão apenas declaração de participação do curso, sem direito ao e sem direito ao Brevê.
8.1.3 Os alunos devem se programar adequadamente, em relação a datas e horários de saída de ônibus, aviões ou outros meios de transporte, pois o curso tem previsção de encerramento conforme o cronograma anexo, no último dia, podem ocorrer atrasos e imprevistos, durante o deslocamento do centro de treinamentos para o centro de Belo Horizonte.
A ATAC treinamentos não se responsabiliza por horários de viagens que sejam perdidos em virtude de condições de transito ou de força maior, no dia de retorno ao final do curso.
NOTA: Os alunos aprovados, que decidirem ficar em Belo Horizonte, terão de providenciar a retirada de seu certificado físico impresso e o brevê, pessoalmente, em data posterior, receberam apenas o certificado em formato digital, via e-mail. NÃO haverá envio de certificado físico impresso, via correios.
9 DOS HORÁRIOS DE AULAS E ATIVIDADES PRESENCIAIS DO CURSO 
Os Horários definidos para as aulas e atividades presenciais do curso serão distribuídos na forma do item 10.
9.1.1 A administração da ATAC Treinamentos se reserva ao direito de alterar esses horários por motivos de necessidade administrativa. Iniciada a primeira aula, as alterações de horários serão comunicadas aos alunos em sala de aula. A ATAC Treinamentos não se responsabilizará por comunicar mudanças de horários a alunos ausentes em sala de aula no momento da comunicação. É obrigação do aluno, procurar se informar junto aos demais colegas a respeito de mudanças de horários ocorridas e comunicadas em sua ausência.
9.2 No centro de treinamentos:
As aulas serão distribuídas, entre práticas e teóricas, conforme planejamento estratégico de atividades, elaborado pelo corpo docente da ATAC.
9.3 Atividades Noturnas em geral:
Não existe horário predefinido, o mesmo será apresentado ao aluno conforme a evolução do curso.
10 DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E GRADE CURRICULAR DO CURSO. 
As matérias e tópicos citados neste edital estão distribuídas em presenciais e a distância, algumas das matérias serão abordadas apenas no conteúdo online, que o aluno deve acompanhar através das apostilas enviadas via correio eletrônico.
Curso de Resgate em Áreas Remotas
Quadro de Trabalho Sugerido (QTS) 26 a 29 de Julho 2018

 

1º Dia
26 Julho 2018

Aula

08:00 as 08:55

Apresentação do curso e Orientações Gerais

09:00 as 09:55

Suporte Básico de Vida – Anatomia / Fisiologia / Obstrução de Vias Aéreas – OVAC

09:55 as 10:10

Café

10:10 as 11:05

Suporte Básico de Vida – RCP

11:10 as 12:00

Suporte Básico de Vida – RCP / DEA

12:00 as 13:00

Almoço

13:00 as 14:55

Acidentes Com Animais Peçonhentos e Trauma por Exposição Ambiental.

15:00 as 15:55

Trabalho de Salvamento com Cordas: Apresentação de Materiais, Equipamento, Nós e Amarrações (Básico)

15:55 as 16:10

Café

16:10 as 17:05

Trabalho de Salvamento com Cordas:
Mecanismos Ancoragem, Redução e Multiplicação de Forças e Acesso com Cordas em Plano Inclinado.

17:10 as 18:00

Trabalho de Salvamento com Cordas:
Mecanismos Ancoragem, Redução e Multiplicação de Forças e Acesso com Cordas em Plano Inclinado.

2º Dia
27 Julho 2018

Aula

08:00 as 08:55

Suporte Básico de Vida / Trauma:
Controle de Hemorragias

09:00 as 09:55

Suporte Básico de Vida / Trauma:
Fraturas, imobilizações e Transporte de Vítimas.

09:55 as 10:10

Café

10:10 as 11:05

Suporte Básico de Vida / Trauma:
Fraturas, imobilizações e Transporte de Vítimas.

11:10 as 12:00

Introdução ao Resgate em Áreas Remotas e Ambientes de Cobertura Vegetal:
Apresentação dos Diversos Biomas Brasileiros, da Flora e dea Fauna e Regionais. Analise de Riscos Regionais

12:00 as 13:00

Almoço

13:00 as 13:55

Noções de Navegação Terrestre: Interpretação de Cartas, Mapas e Equipamentos de orientação, Sinalização, Comunicação e Proteção Individual

14:00 as 14:55

Noções de Navegação Terrestre: Interpretação de Cartas, Mapas e Equipamentos de orientação, Sinalização, Comunicação e Proteção Individual

15:00 as 15:55

Planejamento Operacional e Logística das Missões de Resgate em Area Remota e Cobertura Vegetal de Risco

15:55 as 16:10

Café

16:10 as 17:05

Prevenção de Acidentes em Atividades em Áreas Remotas: Inundações Repentinas, quedas de altura, deslizamento, ataques de animais.

17:10 as 18:00

Noções de Prevenção e combate a Incêndios Florestais

 

3º Dia
28 Julho 2018

Aula

08:00 as 08:55

Princípios Gerais, Técnicas e Padrões de Busca e Localização Terrestre.

09:00 as 09:55

Princípios Gerais, Técnicas e Padrões de Busca e Localização Terrestre:

09:55 as 10:10

Café

10:10 as 11:05

Transposição de Espelhos d’água

11:10 as 12:00

Transposição de Espelhos d’água

12:00 as 13:00

Almoço

13:00 as 13:55

Montagem do Posto de Comando Avançado

14:00 as 14:55

Atividade Práticas Diversas e Deslocamento com Equipamentos

15:00 as 15:55

Atividade Práticas Diversas e Deslocamento com Equipamentos

15:55 as 16:10

Café

16:10 as 17:05

Atividades Práticas e Deslocamentos Diversos

17:10 as 18:00

Atividades e Práticas Diversas
Com Meios de Fortuna

18:00 até ---

Operações Noturnas e Pernoite na Mata

 

Deslocamento Terrestre Noturno

 

Preparação de Alimentos, Segurança da Equipe e Cuidados Com Vítimas no Pernoite.

4º Dia
29 Julho 2018

Aula

06:00

Retorno a Base

07:30

Café da Manha

08:00 as 08:55

Desmobilização e Recolhimento do Material

09:00 as 09:55

Debriefing e Discussão das Atividades

09:55 as 10:10

 

10:10 as 11:05

Prova Teórica

11:10 as 12:00

Correção da Prova e Discussões

12:00 as 13:00

Almoço

14:00 as 14:55

Entrega de Certificados e Agradecimentos

15:00 as 15:55

Retorno das Vans Para o Centro de BH

 

Enxoval do Aluno (obrigatório)

Os alunos deverão trazer consigo para as aulas:
Botina / Bota de cano médio ou alto
Luva de couro ou Napa (para atividades operacionais)
Lanterna de cabeça e Pilhas extras
Um rolo de Esparadrapo de 5 cm
Caneta
Caderno de Anotações
Mochila Preta
01 rolo de Papel Higiênico
4 sacos de lixo grandes
Toda medicação pessoal de que fizer uso constante.
Protetor Solar,
Roupa de frio (que possa sujar e entrar na mata)
Material de Higiene Pessoal (escova de dentes, Pasta de dentes, Sabonete)
Cantil ou Garrafinha de Água (sugerimos a de 1 litro)
Roupa de banho:
Calção para os alunos homens.
Maiô de uma peça para Alunas Mulheres.
01 Manta Térmica Aluminizada (adquirida em lojas especializadas de camping ou resgate)
Toca Tipo Ninja

Nota: Serão disponibilizadas Vans que sairão do Centro de Belo Horizonte (Ponto de Saida em frente ao Palácio das Artes
Importante: O valor do Transporte é cobrado serparadamente direto pelo motorista e não está incluído no valor da inscrição,
Devendo ser pago individualmente por cada aluno.

No valor da inscrição estão incluídas apenas as refeições que serão feitas no centro de treinamentos, durante o curso.

Em razão do Centro de Treinamentos se encontrar em região mais afastada de áreas comerciais, o aluno deverá levar tudo o
que desejar, além das refeições previstas e inclusas no cronograma oficial.

Nota:  Por questões de logística, não temos refeições alternativas para motivos religiosos, dietéticos ou de saúde, alunos que precisarem alimentação especial, deverão providenciar a própria alimentação.

Todos os alunos deverão apresentar atestado médico no momento do credenciamento na primeira aula do primeiro dia do curso.
Alunos sem atestado médico, não poderão realizar as práticas e portanto não receberão certificados.

IMAGENS DO DO LOCAL DE CURSO

CENTRO DE TREINAMENTOS ATAC

 

 

centro treinamentos ATAC

Visão Panoramica da area de treinamentos - Sede ATAC Treinamentos / Vertical Center.

centrotreinamentos atac

Area de acesso as atividades aquáticas ATAC Treinamentos / Vertical Center

 

 

Atualizado em 25 /04/ 2018