Curso APH TATICO
line decor
  
line decor
 

Selecione seu idioma clicando na caixa de dialogo abaixo / Select your language by clicking in the dialog box below.


 

APH Tatico maioct03

 

APH Tático UNA BH
 

  APH Tático Maio ct02

Medico Tatico

APH Tático SAMU

APH Tático Combate na agua

APH Tático ATAC Treinamentos

APH Tático ATAC Treinamentos

APH Tatico Holmatro

aula teórica aph tático

APH TATICO RCP

APH TATICO

aula aph tatico

APH Tatico Renata Wanderley Martins

APH Tatico medico 1

Brasilian United Nations voluntary team training

Bombeiro Tatico Militar

Deslocamento da turma de APH Tatico

pista aph tatico

aph tatico sgt santan

aph tatico

 

 


 

APH Tático ATAC logo

CNPJ 14.515.053.0001-50

Curso de Operador Tático de Emergências Médicas - COTEM
Edital Oficial
(Atendimento Pré Hospitalar Tático)
APH TATICO PARA PROFISSIONAIS DE SAUDE E SEGURANÇA PÚBLICA
19 a 29 de JANEIRO 2012
200 horas em regime de internato

.Brevêt Operador Tático

"Estar onde ninguém pode, fazer o que ninguém quer, para que outros possam viver"


Para fazer sua inscrição

Após ler e entender o edital envie um email para:
atactreinamentos@resgatetatico.com.br
Forneça seus dados:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
RG e orgão emissor:
CPF:
Endereço completo:
CEP:
Telefone:

e solicite seu boleto para inscrição e instruções ou ligue para: 31 - 9728- 8632.
Obs: O boleto tem validade de apenas 03 dias úteis após a emissão.
Caso não seja pago durante o período de validade o aluno tem de reiniciar novo processo de inscrição, e fica sujeito a existência de vagas.
Caso a solicitação de novo boleto e o efetivo pagamento da inscrição não sejam feitos até 20 dias da data de expiração,  o aluno ainda pode tentar se matricular novamente se houver ainda vaga, porem perde o direito ao parcelamento e tem de pagar a vista.

Especificações, Regulamento e Informações Gerais do Curso:

Objetivo:
Capacitar e treinar profissionais pertencentes ao público alvo, para ofertar atendimento pré hospitalar (APH) em situações onde haja risco de violência interpessoal, atendimentos a pacientes psiquiátricos agressivos ou de comportamento violento, devido ou não ao uso ou consumo de substancias ilícitas, álcool ou em crises de abstinência, ocorrências em zonas de conflito urbano como por exemplo aglomerados do tipo morro do alemão e rocinha no Rio de Janeiro, dar cobertura para emergências médicas ocorridas em operações policiais ou militares, tanto a nível nacional quanto internacional em operações de ajuda humanitária internacional em áreas conturbadas, como, por exemplo, para profissionais que compõem missões de paz da ONU, em regiões hostis como Haiti, Afeganistão, angola e, Iraq.

Numero de vagas:
25 vagas disponíveis no dia de lançamento deste edital.

Público Alvo:
Médicos, enfermeiros, Dentistas, Técnicos em Emergências Médicas, demais profissionais de saúde com envolvimento em atendimento de emergências, Policiais Federais, Policiais Civis, Policiais Militares, Bombeiros Militares, Militares das Forças Armadas, membros de equipes operativas de atendimento do SAMU 192 e acadêmicos da área de saúde, interessados em APH Tático, Medicina Tática e Enfermagem Tática.
Cidade:
Belo Horizonte - MG.

Carga horária:
200 horas em regime de internato
Existem 40 horas em regime à distância e que o aluno deve completar antes de vir para as aulas presenciais.

Período de Matrícula:
De 04 de Outubro a 30 de Dezembro de 2011 (apenas enquanto houver vagas disponíveis)


Pré Requisitos e documentação para matrícula:
Geral a todos os alunos:
Pertencer ao público alvo especificado.
Ser Maior de 18 anos.
Estar em Dia com o serviço Militar.
Ter concluído o segundo grau ou equivalente, reconhecido pelo MEC.
Estar em boa saúde física e mental compatível a atividade médico / tática*
(comprovada por atestado médico, sendo gravidez impedimento absoluto)
Desaconselhamos o curso para portadores de patologias ortopédicas,
Principalmente de joelho, ombro, tornozelo e coluna vertebral e implantes metálicos.

Comprovante de pagamento das taxas de matrícula e inscrição.
Apresentar duas fotos 3X4 coloridas recentes, fundo azul ou branco

(*) A constituição proíbe a discriminação por idade, mas o candidato com mais de 50 anos, mesmo que apresente boa saúde, deve levar esse fato em consideração ao se inscrever, em virtude dos esforços físicos envolvidos, o aluno deve estar em condições de realizar exercícios físicos vigorosos.

Alunos Civis:
Apresentar certidão negativa de antecedente criminal: Federal e estadual
Fotocópias da Carteira de identidade e CPF, Fotocópia de documento de
Comprovação de conclusão do 2º grau, ou equivalente.
Comprovante de Residência.
Carta de recomendação emitida por policial civil, militar ou membro das
Forças armadas.
Fotocópia do documento do Conselho a que pertence: CRM, COREM,
CRO, CREFITO, etc.

Alunos Policiais Federais, Civis, Militares e Bombeiros Militares:
Fotocópia de identidade policial.
Ofício da Chefia imediata, liberando para o curso (mesmo para os alunos que se matriculem e participem do curso com recursos próprios)
NOTA:
Alunos que ocultarem ou omitirem sua condição de policial ou militar no ato da inscrição, serão desligados sumariamente do curso, e no caso de já terem concluído o curso após a constatação da ocultação ou omissão, poderão ter seu certificado e brevê do curso caçados.

Alunos Estrangeiros:
Fotocópia das quatro primeiras paginas do Passaporte e das duas ultimas.
Comprovação de estarem regularmente no país.
Documento de identificação funcional de seu pais de origem, indicando que
Exerce atividade dentro do especificado para o público alvo
Fotocópia do documento de comprovação de escolaridade técnica ou equivalente.
Nota: O aluno deverá enviar as fotocópias com antecedência e apresentar os documentos originais, no ato do credenciamento de alunos no primeiro dia de aula.

Uniformes e Materiais necessários:

Alunos Civis:
Uniformes Obrigatórios: Devem ser providenciados pelo próprio aluno
Calça Preta (de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente), bota ou tênis preto e camisa preta padrão, fornecida pela organização do curso, gandola ou outro agasalho preto de tecido resistente e manga comprida, tôca estilo ninja (motoqueiro). O aluno deve trazer com sigo um rolo de esparadrapo de pelo menos cinco cm de largura, para fins de marcar seu material e uniforme com o numero que lhe será designado e deverá estar colado em sua gandola e uniformes. O Boné do uniforme estará disponível para aquisição no primeiro dia de aula.
Serão fornecidas duas camisas de uniforme, a cada participante, podendo o aluno adquirir mais unidades no local, caso desejar.

Roupa de Educação Física: Calção preto e Tênis preto com meias brancas. (a camisa preta e a mesma do uniforme de instrução)
Roupa de Banho na cor preta para todos os alunos. (maiô ou similar de peça única, para as mulheres)
NOTA:
O uso de calças de moletom, ou similares, não é recomendado para as aulas práticas sendo porem toleradas nas aulas teóricas.
Não é obrigatório saber nadar.

Alunos Policiais e Militares em geral:
Uniformes Operacionais da Unidade a que pertença.
(também receberão duas camisas oficiais do curso). O aluno deve trazer com sigo um rolo de esparadrapo de pelo menos 5 cm de largura, para fins de marcar seu material e uniforme com o numero que lhe será designado e deverá estar colado em sua gandola e uniformes. (no Caso especifico do profissionais do SAMU 192, O uso do Macacão padrão do SAMU e similares, é autorizado durante o dia, porem a noite devido as listas refletivas do mesmo, é obrigatório o uso do uniforme preto, )

Observações Gerais:
Considerando que haverá atividades de campo com práticas e simulações em APH Tático, tanto no horário diurno quanto noturno, recomendamos que o aluno considere isso ao selecionar os objetos de uso pessoal que trará consigo, como toalha de banho, material de higiene pessoal, meias extras e medicamentos que por acaso faça uso, óculos etc. O aluno é responsável pela guarda de seu material e a ATAC não se responsabiliza por objetos de propriedade do aluno.

O uso por parte do aluno de joelheiras e cotoveleiras (não fornecidas pelo curso) é recomendado, porém, não obrigatório.
Sugerimos trazer roupas extras para trocar, inclusive um segundo calçado mais simples, uma vez que o aluno virá a se molhar ou a se sujar devido às práticas na água ou na chuva, pois assim como no dia a dia não temos controle das condições climáticas, sob as quais trabalhamos, o mesmo se repetirá em nossas simulações, alguns itens de conteúdo do curso, podem variar em virtude de condições climáticas locais.

O aluno deve trazer também roupas comuns, para uso nos eventos de socialização promovidos durante o período do curso, para redução de stress. Lembramos aos alunos que não será admissível que se use da alegação de que o aluno fez ou deixou de fazer alguma atividade ou seguir alguma instrução constante neste edital, por falta de ter sido avisado individualmente sobre o assunto, uma vez que é dever do aluno ler todo este edital.

O aluno pode trazer se desejar, os equipamentos táticos que possuir, como lanternas táticas, óculos de proteção individual, facas táticas, etc. Porem a ATAC não se responsabiliza por objetos extraviados durante o curso.

O aluno deve acompanhar regularmente os avisos e informações postados no sítio da ATAC Treinamentos, na internet, em especial a pagina do aluno, cujo endereço eletrônico é:

http://www.resgatetatico.com.br/paginadoalunocursotatico.html

Durante o curso é previsto um dia de atividade aquática equipado (onde o aluno entra na água de uniforme e calçado). Exceto em relação à matéria de direito, não haverá aula teórica presencial para as demais matérias cujo conteúdo seja enviado para o aluno na qualidade de Ensino a Distantância - EAD, via meio eletrônico, porem o tema será cobrado nas aulas práticas. Proibido o uso de calçado branco, durante as aulas práticas.

O Aluno deve trazer sua própria roupa de cama e travesseiro.
Alunos que apresentarem problemas disciplinares graves ou constantes e dificuldades de socialização e adaptação com os colegas e instrutores, poderão ser desligados sumariamente do curso, a bem da disciplina e em caráter irrevogável, sendo considerados reprovados e receberão apenas certificado de participação.
O aluno terá direito a ampla defesa, antes do desligamento, que deve ser apresentada a banca de instrutores.

Alunos Militares e Policiais que cometerem transgressão disciplinar terão a mesma comunicada,em suas respectivas unidades de origem, via ofício.

Notas importantes:
Durante o período do curso, os alunos ficam sujeitos a rigorosa disciplina e conduta de molde militar, estando submetidos e expostos a situações de pressão e grande stress físico, emocional, psicológico e significativa privação de sono, com o fim de prepará-lo para as situações de stress real a que o profissional de APH TÁTICO é submetido no exercício de sua atividade profissional.

Nas atividades praticas de simulação, para um maior realismo no treinamento, serão utilizados marcadores de "Paint ball" (simuladores de armas, que disparam esferas de material biodegradável inerte, contendo tinta NÃO tóxica, que marca o alvo em cores ao atingi-lo), será fornecido equipamento de proteção padronizado para a atividade ao aluno, entretanto é importante que o aluno tenha ciência que devido a natureza da atividade, é comum e podem ocorrer equimoses (manchas roxas) na pele, causadas pelo impacto das esferas de tinta. Isso é característica inerente a este esporte, principalmente nos braços e pernas.

Os alunos também ficarão responsáveis por atividades de manutenção da limpeza e organização dos locais de aula e alojamento, de forma a se adaptarem a atividades em grupo e missões que exijam aquartelamento e períodos de alojamento compartilhado.

Como parte do processo didático, os alunos serão divididos em equipes de atendimento de emergências, em regime de plantão sobre aviso durante o curso, cada aluno de acordo com sua formação e função, efetuando atendimento de APH real no local de curso caso for necessário. Os alunos também participam da escala de sentinelas, durante o período de internato, visando o adestramento.

Portanto desaconselhamos a participação de alunos que tenham dificuldades em se adaptar ao ambiente, ao regime ou a hierarquia militar, o aluno que não se adequar ao regulamento, será desligado do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.

Por estar o centro de treinamentos localizado em zona rural, o sinal de operadoras de telefone celular, pode não estar disponível ou ser de baixa qualidade. Para simular as condições de isolamento, causado por missões em local remoto, o contato telefônico do aluno com o ambiente externo deverá ser o mais restrito possível, sendo limitado a emergências.

O aluno que não desejar mais participar poderá solicitar o desligamento do curso e permanecer no centro de treinamentos até o final como observador, porem deverá se enquadrar nas atividades de manutencão previstas, (e receberá o certificado de participação no curso) porem não fará jús a qualquer tipo de restituição financeira, mesmo se optar em sair do centro de treinamentos em definitivo por meios e recursos próprios.

No caso do aluno que sair por contra própria do centro de treinamentos antes do término oficial do curso, este não terá direito nem ao recebimento de certificado de participação nem a reembolso de qualquer espécie, tendo de arcar com todas as despesas com seu deslocamento de retorno ou hospedagem,que a sua saída antes da data oficial de término do curso acarretar.

O uso de máquinas fotográficas e captação de som e imagens durante o curso, nas dependênicas do Centro de Treinamentos e da Faculdade, bem como nas atividades didáticas e aulas práticas e teóricas do curso ficará restrito, conforme for especificado pela direção da ATAC no decorrer do Curso, qualquer imagem e ou som captado dentro da propriedade da ATAC Treinamentos, ou em ambientes ou com itens do curso, mesmo por equipamentos de terceiros, passam a ser imediatamente de livre utilização por parte da direção da ATAC.

O aluno ao efetuar sua inscrição no curso autoriza e cede a ATAC Treinamentos, autorização e direito de captação e divulgação e uso de sua imagem e sons que forem captados durante o período e eventos relacionados ao curso, em caráter permanente, para fins cientificos e publicitários, de produção de materiais gráficos seja em qualquer forma de mídia ou método, mecânico ou virtual, digital ou analógico com uso de tecnologia que exista ou venha a existir, sem qualquer ônus para a ATAC., estando a ATAC Treinamentos autorizada a usar as imagens, para produção de ilustrações para livros, artigos, revistas, e todo e qualquer material gráfico.

Observação:
Durante o período de internato do curso, a equipe ATAC estará responsável apenas pelo suporte pré hospitalar básico e avançado ao aluno em caso de acidentes ou agravo clínico a saúde, bem como na condução do mesmo ao serviço de urgência e emergência mais próximo do SUS dentro do município.
O aluno fica responsável pelo aviamento das próprias receitas, que por ventura venha a necessitar após o atendimento hospitalar.

É PROIBIDO:
O consumo de bebidas alcoólicas nas dependências do centro de treinamentos ou em qualquer veículo de transporte dos alunos. Falha na observação desse item implica em desligamento automático do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira. Para preservação do decoro, não é permitida socialização e intimidades físicas de natureza romântica, entre os alunos durante o período de internato do curso no centro de treinamento ou nas atividades externas oficiais durante o período curso, alunos que desrespeitarem essa norma serão advertidos e caso o comportamento inadequado persista, serão desligados, sem direito a restituição.

O uso do tabaco e fumo em geral, fica restrito aos horários livres e a áreas especificas dentro do centro de treinamentos, vedado o fumo nos veículos e viaturas utilizados nos treinamentos e transporte dos alunos.
É proibido o fumo durante as aulas, seja em ambiente aberto ou fechado.

Armamentos:
Somente alunos militares e policiais poderão trazer seu próprio armamento.
Todo aluno que portar armamento, deverá obrigatoriamente apresentar suas armas, munição e documentação pertinente as mesmas ao ARMEIRO responsável pelo controle de armas de fogo do curso, no primeiro dia de curso, e seguir rigorosamente suas determinações e orientações.
É terminantemente proibido o porte de arma de fogo nos alojamentos mesmo para alunos policiais e militares, por razões de segurança interna.
Falha em seguir as recomendações e determinações do ARMEIRO, implicará em exclusão sumária do curso, sem direito a qualquer restituição financeira.

Durante todo o período de internato do curso haverá sempre uma equipe responsável, composta por um médico, uma enfermeira e um militar ou policial disponíveis "in loco", no centro de treinamentos.

Demais Materiais e documentos emitidos pela organização do curso:

Para todos os alunos matriculados:
1) 2 camisas personalizadas do curso.
2) 1 CD contendo cópia das apostilas e demais material teórico do curso, vídeos e outros elementos de consulta, relativos ao curso (entregue ao final do curso).
3) Crachá de identificação do aluno para acesso aos locais de aula.
4) 1 Certificado de Participação (emitido pela ATAC)
5) 1 declaração de comparecimento no curso, para fins de apresentação no local de trabalho e comprovação de presença nas aulas, emitida pela ATAC ao final do curso.

Para todos os alunos APROVADOS no curso:
1) Certificado de Conclusão com aproveitamento.
Enviado via correio em até 60 dias após a conclusão do curso.
2) Brevê oficial de Operador Tático de Emergências Médicas , (Emborrachado e velcro) Enviado via correio em até 60 dias após a conclusão do curso.
3) Envio de Oficio da ATAC, em caráter reservado para as autoridades fiscalizadoras, contendo a listagem de alunos e cópia da ata de curso. (Delegacia de Policia Civil de Itabirito MG.)

Critérios Para Aprovação e Conclusão do Curso:
Será Aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 70% dos pontos distribuídos durante o curso nas provas teóricas e práticas.
Haverá provas práticas e teóricas alem de avaliação subjetiva pelos instrutores. a prova teórica equivale a 40% dos pontos distribuídos, as provas e exercícios práticos equivalem a 40% e 20% de conceito e participação geral do aluno.
Não haverá em hipótese alguma, provas em segunda chamada.

NOTA: Os alunos devem se programar adequadamente em relação a datas e horários de saída de ônibus, aviões ou outros meios de transporte, pois a ultima prova teórica acontece no domingo, ultimo dia do curso.

A ATAC treinamentos não se responsabiliza por horários de viagens que sejam perdidos em virtude de condições de transito ou de força maior, no dia de retorno ao final do curso: O horário de chegada em Belo horizonte ao final do curso é o de 18:00 horas, hora de Brasília.

INVESTIMENTO:
O Valor do investimento por aluno nesse curso é de R$1700,00 (Hum mil e setecentos Reais).
Para os alunos que fizerem inscrição até 10 de Dezembro 2011.
Após essa data o valor é de R$1900,00 (hum mil e novecentos Reais)
Podendo ser divido em até 03 vezes iguais sem juros no cheque.*

Em qualquer das opções o valor mínimo da primeira parcela é de R$500,00 (quinhentos Reais)**
* Desde que o pagamento de pelo menos dois terços do valor do curso, ocorra até 10 dias úteis antes do primeiro dia de aula presencial do curso.
** Somente o pagamento integral da primeira parcela garante a reserva e inscrição do aluno.
Pagamentos em cheque só serão creditados após a compensação integral dos mesmos pelo sistema bancário brasileiro, não havendo devolução da primeira parcela em nenhuma hipótese, salvo por cancelamento do curso por parte da ATAC Treinamentos.

O aluno só receberá o certificado após quitação integral do pagamento e da compensação de todos os cheques.
O CPF dos emitentes dos cheques para parcelamento será consultado no SERASA e SPC, portanto caso houver alguma restrição constante dos mesmos, o cheques serão recusados.

No valor do investimento, também estão incluídos:
Cofee break de confraternização na aula inaugural.
Translado de ida e volta, ao centro de treinamentos ATAC, saindo da região central de Belo Horizonte. (alunos que perderem o transporte oferecido pela ATAC, terão de providenciar transporte por conta própria)

Alojamento no centro de treinamentos ATAC, no período entre a noite do dia  20 a tarde do dia 29 de janeiro de 2012, com alimentação incluída.

O aluno receberá no primeiro dia do curso:
Uma pasta simples, contendo bloco de anotações, caneta esferográfica e duas camisas do curso.

Equipamentos e aparelhos que serão utilizados durante as aulas:
Todas as munições para aula prática de tiro com arma de fogo.
Recursos didáticos para as aulas:
Data Show com power point
Vdeos ilustrativos
Apostila em DVD .
Capacetes e coletes táticos e todo equipamento tático necessário, durante o treinamento
Granadas diversas
Diversos tipos de armamentos reais e simulácos a serem utilizados
Explosivos diversos e pirotécnicos
Lanternas táticas
Material de transporte e imobilização de vítimas
Material completo de reanimação cárdio pulmonar cerebral básica
Manequins para RCP e transporte simulado
Veículos para simulação
Equipamentos de rapel e resgate em altura
Campo de treinamento preparado para simulações contendo lagoa, piscina, casa de matar (nome dado as construções para treinamentos práticos de invasão), área balizada de tiro, pântano, área de montanha, mata de cerrado, resgate em campo aberto, área de escalada.

Conteúdo programático e horário do curso:

Em Belo Horizonte:

Endereço das aulas:
Prédio do Campus da Sáude da Faculdade UMA
Rua Guajajaras, 175, Centro – CEP: 30180-100

Horário de Aulas:
Dia 19 de Janeiro 2012:
De 09:00 as 12:00 horas e de 14:00 as 18:00 horas
Dia 20 de Janeiro 2012:
De 08:00 as 12:00 horas e de 14:00 as 18:00 horas

No centro de treinamentos:
Aulas em regime de internato, alem de grande numero de atividades noturnas voltadas a atividade de APH Tático.

TODOS os alunos participarão de todas as atividades inclusive das instruções com armas de fogo e tiro real, independentemente de serem ou não militares, policiais ou civis, o numero de disparos e armas utilizadas nas praticas pode variar, conforme disponibilidade da equipe de instrução, observado o numero mínimo de 20 disparos de arma calibre 22, longa.

Atividade Noturna:
Não existe horário pré definido, o mesmo será apresentado ao aluno conforme a evolução do curso.

GRADE DE MATÉRIAS

Introdução Geral:
Apresentação do Curso e Histórico do APH.
História das Forças de Elite e Operações Especiais
Conceito e Historia do APH em Atividades Táticas e Militares:
Definição e Conceito de SEMEOT e TCCC.
Biomecânica e Cinemática do Trauma Convencional e Tática:
- Ferimentos por arma de fogo: Baixa e alta velocidade.
- Ferimentos por Explosões e Atentados com explosivos
- Ferimentos por produtos químicos e radioativos.
-------------------------------------------------------------------------------
Noções elementares de anatomia e fisiologia aplicadas as urgências
e emergências em medicina tática.
Composição e fisiologia do sangue e o processo de coagulação
Definição de trauma e emergências clínicas.
Avaliação de cena e atendimento.
-------------------------------------------------------------------------------
Algoritmo de atendimento em APH Tático.
Uso de EPIs Universais.
Mecanismos de contaminação.
Abordagem do traumatizado.
Vítimas inconscientes.
Vítimas conscientes.
-------------------------------------------------------------------------------
Emergências clínicas.
Suporte básico de vida - SBV/BLS.
Obstrução das vias aéreas.
Parada cardiorrespiratória – RCP.
Uso do Desfibrilador Externo Automático – DEA.
-------------------------------------------------------------------------------
Emergências Cardíacas  - (Baseado nos protocolos ACLS)
Acidente vascular cerebral
Desmaio
Convulsão
Asma e bronquite
Diabetes / hipoglicemia
Alterações Psiquiátricas
Cólicas / abdômen agudo
Envenenamento e intoxicação
-------------------------------------------------------------------------------
Acidentes com animais peçonhentos e envenenamentos
Definição
Generalidades.
Ação do veneno
Condutas
-------------------------------------------------------------------------------
Alterações por ação ou abuso de drogas e substancias químicas
Transtornos psiquiátricos
Presença de corpo estranho em orifícios e cavidades corporais.
-------------------------------------------------------------------------------
Hemorragias, Ferimentos e Estado de Choque.
Estado de choque:
Cardiogênico, Hipovolêmico, Neurogênico e Séptico:
Reconhecimento e Tratamento
Ferimentos no crânio
Ferimentos na face
Ferimentos no pescoço
Ferimentos no tórax
Ferimentos no abdômen
Ferimentos nos membros superiores
Ferimentos nos membros inferiores.
­------------------------------------------------------------------------------
Trauma músculo-esquelético e transporte de vítimas no trauma.
Fraturas (Generalidades)
Luxação e Entorse
Trauma  crânio encefálico
Trauma torácico
Trauma pélvico
Trauma de coluna
Fraturas na cintura escapular
Fraturas em membros superiores e inferiores
Queimaduras e choque elétrico
Classificação
Procedimentos
Quadro clínico e tratamento
-------------------------------------------------------------------------------
Evento traumático asfixiante em meio liquido, com evolução clínica:
Afogamento.
Identificação, classificação;
Tratamento e Prevenção
-------------------------------------------------------------------------------
Obstetrícia
Parto
Sinais de parto
Conduta
Aborto
-------------------------------------------------------------------------------
Noções de Salvamento em Altura.
Rapel Tático e içamento de vítima em local de dificil acesso
-------------------------------------------------------------------------------
Introdução ao Resgate Aeromédico, fisiologia de vôo e noções de ergonomia para transporte e resgate
em missões de SMEOT e TCCC. com apoio de asa rotativa e fixa..(téorico)
-------------------------------------------------------------------------------
Classificação de vítimas em desastres e método START
Aplicações do  START no SMEOT e no TCCC.
-------------------------------------------------------------------------------------
Administração e Organização:
Generalidades sobre o  Sistema Único de Saúde – SUS, do sistema Resgate e do SAMU 192
Conceitos de atenção primária a saúde e segurança pública.
Impacto social e econômico do APH no Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------
Assuntos Específicos e Legais I:
Princípios básicos do Direito e garantias fundamentais no Brasil.
Conceitos, definições e organização básica da sociedade organizada, do Estado de Direito e da Soberania Nacional.
Conceitos e definições de Constituição federal, constituição estadual, Decretos, portarias e resoluções.
-------------------------------------------------------------------------------
Assuntos específicos e legais II:
Noções elementares de Direito Penal – Conceitos e definições de dolo e culpa, crime hediondo, crimes inafiançáveis, legítima defesa, legítima defesa de terceiros, estado de necessidade, cumprimento estrito do dever, omissão de socorro.
Trafico e uso de drogas, crime organizado.
----------------------------------------------------------------------------------
Assuntos específicos e legais III:
Da inviolabilidade do lar, invasão de domicílio, normas legais para cumprimento de mandado de intimação, mandado de busca e apreensão, mandado de prisão e mandado de reintegração de posse
-------------------------------------------------------------------------------
Assuntos específicos e legais IV:
Princípios da doutrina, conceito e definição de direito militar, tribunal especial e justiça militar, estadual e federal em tempos de paz, em tempo de Guerra e Estado de Sítio.
Hierarquia e organização administrativa militar geral

-------------------------------------------------------------------------------
Direitos humanos (internacional e nacional)
Apresentação do Estatuto da criança e do Adolescente.
Atendimento em casos de violência doméstica, atentado violento ao pudor e assédio sexual. (Lei Maria da Penha e afins)
-------------------------------------------------------------------------------
Noções  de manejo e emprego de armas de fogo de uso Tático Policial (alguns armamentos terão aula prática, porem não todos):
Revolver
Pistola
Carabina
Escopeta
Fuzil, metralhadoras e submetralhadoras.
-------------------------------------------------------------------------------
Noções de manejo e emprego de equipamento de uso Tático Policial:
Rádios e freqüências, Capacete balístico, colete balístico, óculos, binoculares, equipamento de visão noturna, granadas fumígenas, granadas de efeito moral, granadas de gás, granadas de luz e som, spray de pimenta, faca tática, lanterna tática, mascara anti gás, escudo balístico, algemas, viaturas comuns e especiais, fibra óptica,
-------------------------------------------------------------------------------
Gerenciamento e negociação de Crise e Ocorrências Com Reféns (teoria e prática):
Conceito, definição e princípios gerais de gerenciamento de crises na ação tática.
Abordagem inicial e analise geral do cenário. Controle e contenção da cena de ocorrência e uso progressivo da força.
A pessoa do Tomador.
A pessoa do Refém, Síndrome de Estocolmo.
Demais envolvidos na ocorrência.
Generalidades e técnicas de gerenciamento de crises, eventos com suicidas e disturbios domésticos civis.
-------------------------------------------------------------------------------
Sistema de Comando de incidente (SCI) geral e em operações táticas.
Conceito, definição e formação de comando integrado
Conceito e definição de áreas de risco: Quente (vermelha) Morna (amarela) e Fria (verde)
Conceito, definição e formação de time tático. Classificação START de vítimas de desastres
Formações táticas tradicionais e conformações mais comuns de time tático. (Teoria e Prática)
-------------------------------------------------------------------------------
Entradas Dinâmicas de Time Tático em  locais confinados com equipe de APH.
Cobertura e segurança da equipe de APH, pelo time tático principal durante a abordagem inicial, analise, atendimento e extricação da vítima em Área Quente e Morna de locais confinados. Resgate em local remoto.
-------------------------------------------------------------------------------
Cuidados com a vítima sob fogo inimigo.
Zonas de estabilização.
Evacuação de vítimas em ambiente tático.
Evacuação retardada ou dificultada e espera em local remoto.
-------------------------------------------------------------------------------
Noções de manejo e emprego de equipamento de uso Tático Policial:
Progressões táticas dinâmicas com a equipe de APH Tática em ambientes abertos.
Cobertura e segurança da equipe de APH, pelo time tático principal durante a abordagem inicial, análise, atendimento e extricação da vítima em Área Quente e Morna de locais abertos.
Uso e aplicações do ked e dos clamps em extricações rápidas em zona quente.
Travessias de progressão, extricação e retirada de vítimas pela e equipe de APH Tática entre bolsões de Áreas Quentes e Áreas Mornas.
-------------------------------------------------------------------------------
Prática de ações noturnas com a equipe de APH Tática.
Técnicas de abordagem em locais de baixa iluminação e atividades noturnas com lanternas táticas (técnicas de Low Light)
Técnicas de imobilização e contenção de vítimas ou pessoas alteradas e outros possíveis elementos hostis na ocorrência.
Noções de defesa pessoal e combate com facas e bastão retrátil e ou tonfa.
-------------------------------------------------------------------------------
Situações com vítima em campo aberto e atirador ativo barricado.
Técnicas de cobertura da equipe de APH Tático, cortinas de fumaça, posicionamento e emprego tático de viaturas, formação de zonas de refúgio para estabilização da vítima.
Ação da equipe de APH Tática em Zona rural e local remoto.
-------------------------------------------------------------------------------

APH Tatico certificado

Acima Modelo do certificado, abaixo modelo do cartão de identificaçao (a foto é meramente ilustrativa, os dizeres e datas podem variar), somente os alunos aprovados no cursos, recebem o cartão de identificação.

APH Tatico carteira de identificação

O curso pode ter sua data alterada caso não atinja o numero mínimo de alunos por turma agendada.
No caso de mudança de data do curso, os alunos que não desejarem ou não puderem participar na data imediatamente marcada, poderão solicitar a devolução integral dos valores pagos.

Nos casos de desistência do aluno por qualquer motivo, não haverá em hipótese alguma, devolução da primeira parcela de R$500,00 (quinhentos Reais) que é referente ao pagamento da reserva de garantia da vaga.

Caso o aluno já  tenha pago valores alem da parcela mínima,  sobre este valor pago a mais incidirá a retenção  de 25%, referente a despesas administrativas.
Para devolução dos valores, o aluno devera enviar solicitação de restituição por escrito, via email ou correios (registrada) com pelo menos 30 dias uteis antes da data prevista para o início do curso, especificando uma conta bancária para depósito e tambem os dados do titular da conta como nome completo, telefone de contato, RG e CPF. Os valores serão depositados em até 60 dias uteis apos a data do ultimo dia de aula da turma para a qual o aluno estava inscrito..
Caso seja feita a solicitação via correios, a data de postagem impressa no envelope, deverá ter de pelo menos 35 dias uteis de antecedência ao dia do início do curso.

NÃO HAVERÁ EM HIPÓTESE ALGUMA, DEVOLUÇÃO DE QUALQUER VALOR PAGO, PARA DESISTÊNCIAS COMUNICADAS PELO ALUNO, COM MENOS DE 25 DIAS UTEIS DE ANTECEDÊNCIA A DATA DE INÍCIO DO CURSO.

Ao fazer o pagamento da inscrição do aluno automaticamente concorda com todos os termos do edital e regulamentos do curso, bem como declara estar ciente dos riscos de acidentes e ferimentos inerentes a esse tipo de treinamento, entende tambem que assume integralmente a responsabilidade por qualquer acidente ou dano que vier sofrer, em virtude das atividades durante o curso e que a equipe da ATAC Treinamentos, é responsável apenas pela prestação de serviço pré hospitalar básico e avançado e encaminhamento do aluno ao atendimento de urgências e emergências do SUS, do município.

Devido ao uso de algumas simulações com paintball, os alunos correm tambem o risco de apresentar equimoses por impacto das bolinhas dos marcadores.

O aluno que por motivo de saúde não conseguir terminar o curso, ou cumprir com as atividades do mesmo, será desligado do curso sem direito a qualquer restituição, mesmo que o agravo a saude tenha ocorrido após o inicio do curso.
Os casos omissos serão julgados pela coordenação do curso, que é o orgão máximo de deliberação.
Após emitido o parecer da coordenação, as decisões são irrecorríveis.

Fica estabelecido o foro de Belo Horizonte para dirimir quaisquer pendências jurídicas que porventura viérem a ocorrer.

Este edital é válido para a turma do Curso de Operador Tático de Emergências Médicas do período de 19 a 29 de janeiro de 2012.

Referências bibliográficas:

  • Johnson M., Brown Lee C. Tactical Medicine: An investment you can live with. SWAT magazine pp 62-64, 88, May 2008
  • PHTLS - Prehospital Trauma Life Suppot: Military Version, 2006 Edition. MosbyJems.
  • Military ATLS Manual- Naval Medical Center, Portsmouth VA USA.
  • Heiskell L, Battlefield Ocular Injures: Treating and protecting eyes for those on the beat and in the sand box. Tactical Weapons pp 60-61 May 2008
  • Olesnicky D, Blast Injury Treatments: Multi-Major Responses: Projectile Signs Primary Wounds, Trauma and more. Tactical Weapons pp 28-29, March 2008.
  • Vail S, CSI of Wound Ballistics: Know what you ammo is capable of before pulling the trigger, Tactical Weapons pp 34-35, January 2008
  • Heiskell L, Medical Alert: Training You to Save Lives, Tactical Weapons, pp 91-92, July 2007
  • Heiskell L, Tactical Medicine for Law Enforcement, PORAC Law Enforcement News, First Responders Master On-Scene Advanced Life Support, pp 8-9, Vol 39 No 7 July 2007
  • Hansen D, International School of Tactical Medicine: The Best Medicine in the Worst Places, SWAT magazine, pp 48-53, May 2007
  • Heiskell LE, Olesnicky BT: Equipping the Tactical Medic, POLICE, pp 36-40, Voluve 30 No 3, March 2006
  • Heiskell LE: First Aid, Tactically Trained Medical Personnel Are a Critical Element in SWAT Operations. POLICE, Volume 30, No 3, pp 28-34, March 2006
  • Gibbons ME, Gerold K: A Team Approach to TEMS: Maryland State Police Tactical Medical Unit, The Tactical Edge, Vol.24 No 2 Spring 2006
  • Madsen M: Tactical Casualty Care Innovations, The Tactical Edge, pp 60-66, Volume 24 No 1 Winter 2006
  • Ciccone TJ et.al.: Successful Development and Implementation of a Tactical Emergency Medical Technician Training Program for United States Federal Agents, Prehospital and Disaster Medicine, pp 36-39, Vol 20 No 1, 2005
  • Chiasson A, Weisinger Y: Medical Force Protection, The Tactical Edge, Vol. 23, No. 1, Winter 2005
  • Zotti R, Gibbons M: Tactical Long Rifleman Care: Tactical Medicine From Afar, The Tactical Edge, Vol. 23, No. 4, p78-79, Fall 2005
  • Bjerke H, True D: Trauma Center Integration Into TEMS, The Tactical Edge, Vol. 23, No. 3, pp 75-75, Summer 2005
  • McCarthy P,:TEMS and Specialty Impact Munitions, The Tactical Edge, Vol. 23 No. 2, pp 52-54, Spring 2005
  • Wilkerson W, Lutes M: Simulator Training for TEMS Providers, The Tactical Edge, Vol. 22, No.4, pp 60-62, Fall 2004
  • Heiskell L,Olesnicky D, Vail S: Blood Clotters: SWAT Medics Report Their Findings on High-Tech Hemostatic Dressings Used To Stop Bleeding When Seconds Count.,Vol 28, No.8, pp 52-59, August 2004
  • Heck J: Electrical Impluse Devices: The Medical Implications, The Tactical Edge, Vol.22, No. 3, pp 74-75, Summer 2004
  • Baez A, Sztanjnkrycer M: Basic Principles of Protective Medical Support, The Tactical Edge, Vol. 22, No. 2, pp 63-67. Spring 2004
  • Heiskell L: Heckler & Koch’s Advanced Tactics & Medicine Course: On The Cutting Edge, POLICE, pp 56-59, January 2004
  • Rathbun D: The Tactical Operator’s Role on The TEMS Team, The Tactical Edge, Vol. 21, No. 1, pp 56-57, Winter 2003
  • Floyd K, Justice B: Field Management of The Complicated Airway, The Tactical Edge, Vol. 21, No.1, pp 48-50, Winter 2003
  • Zelt K: SWAT Response to WMD Incidents, The Tactical Edge, Vol. 21, No. 1, Winter 2003
  • Rathbun D, Johannes D, Dental Emergencies in the Tactical Setting, The Tactical Edge, Vol. 21 No. 4, pp 66-68, Fall 2003
  • DePatto J: York Hospital Medic 97 TRU: A Retrospective Look, The Tactical Edge Vol. 21 No. 4 pp25-31, Fall 2003
  • Brooks J, Curtis D, Sweetland J:SWAT Response to a WMD Attack. The Tactical Edge. Vol. 21 No. 3, pp 32-38, Summer 2003

Atualizado em 27 de Outubro 2011 - Direitos reservados. As imagens e conteúdo intelectual deste edital são propriedade de: ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências LTDA ME
CNPJ: 14.515.053/000150 BH - MG

 

 

APH Tatico

APH Tático COTEM Forças Armadas

APH TATICO ATAC Treinamentos

APH Tatico ATAC Treinamentos

APH Tatico COTEM ATAC Treinamentos

APH Tático ATAC Treinamentos

APH Tático ATAC treinamentos

APH Tático ATAC Treinamentos

APH Tático Aquatico

APH Tatico ATAC Treinamentos

APH TATICO SAMU 192

APH TATICO

medicina tatica

A Marinha do Brasil presente no curso de APH Tatico da ATAC

Dr Alfonso Max / SAMU BH dando aula no curso

APH Tatico Itabirito MG

APH Tático Cobra

APH Tatio agua

APH Tatico Renata Wanderley Martins

APH Tatico Bombeiro

APH Tatico SAMU 192

SAMU 192 APH TATICO